CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVO-CRÍTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DA REDE MUNICIPAL DE VITÓRIA-ES

Autores

  • Alexandro Braga Vieira UFES
  • Lara Lacerda Regina Cassani Lacerda UFES
  • Clayde Aparecida Belo da Silva Mariano

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i48.24606

Resumo

O texto busca apresentar um estado da arte acerca de estudos realizados no Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes (PPGE/Ufes) que tomaram a pesquisa-ação colaborativo-crítica como aporte teórico-metodológico para contribuir com os processos de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação na Rede Municipal de Vitória – ES. Apresentamos os pressupostos teóricos da pesquisa-ação colaborativo e o estado da arte anunciado. Para a recolha dos dados, foi consultada a página do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Ufes e a biblioteca central da universidade, tendo em vista os trabalhos mais antigos não estarem disponíveis online. Como resultados, evidencia-se que o PPGE-Ufes é um dos programas (no Brasil) que muito adota a pesquisa-ação colaborativo-crítica no âmbito da pesquisa em Educação Especial e que tal metodologia vem contribuindo significativamente com as políticas de Educação Especial na Rede Municipal de Educação de Vitória – ES, seja no campo da formação continuada, dos currículos, das práticas pedagógicas, das redes de apoio ou dos processos de avaliação da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Mariângela Lima de. Formação continuada como processo crítico-reflexivo-colaborativo: possibilidades de construção de uma prática inclusiva. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2004.
ALMEIDA, Mariângela Lima de. Uma análise da produção acadêmica sobre os usos da pesquisa-ação em processos de inclusão escolar: entre o agir comunicativo e o agir estratégico. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.
BAPTISTA, Claudio Roberto. Ação pedagógica e educação especial: a sala de recursos como prioridade na oferta de serviços especializados. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 17, n. 1, mai./Ago. 2011.
BARBIER, Renné. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília: Líber Livro Editora, 2004.
BRASIL, Ministério da Educação. Política pública de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2009.
CAETANO, Eldimar de Souza. Desafios e possibilidades à formação continuada pela via da prática pedagógica: forjando caminhos em/com uma turma multisseriada. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007.
CORREIA, Vasti Gonçalves de Paula. Alunos com paralisia cerebral na escola: linguagem, comunicação alternativa e processos comunicativos. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.
COTONHOTO, Larissy Alves. Currículo e atendimento educacional especializado na educação infantil: possibilidades e desafios à inclusão escolar. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.
DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. 13 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1993.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa ação-pedagógica: práticas de empoderamento e participação. Revista Educação Temática Digital. Campinas/SP, v. 18, n. 2, abr./jun. 2016.
GIVIGI, Rosana Carla do Nascimento. Tecendo redes, pescando idéias: (re)significando a inclusão nas práticas educativas da escola. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007.
GOBETE, G. Educação Especial no município de Vitória/ES no período de 1989 a 2012: políticas e direito à educação. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.
GONÇALVES, Agda Felipe Silva. A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais pela via do trabalho coletivo. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2003.
JESUS, Denise Meyrelles de; VIEIRA, Alexandro Braga; EFFEGEN, Ariadna Pereira Siqueira. Pesquisa-ação colaborativo-crítica: em busca de uma epistemologia. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 3, jul./set. 2014, p. 771 - 788.
MARTINS, Inês de Oliveira Ramos. Pedagogos, professores e alunos na construção do trabalho coletivo: a busca por uma escola inclusivo/crítica. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Fede¬ral do Espírito Santo, Vitória, 2005.
MENDES, E. G. Observatório Nacional de Educação Especial: estudo em rede nacional sobre as salas de recursos multifuncionais nas escolas comuns. Projeto de Pesquisa Observatório da Educação, edital nº 38/2010, CAPES/INEP. Brasília, 2010.
MENENGUCI, Lilian Pereira. Entrelaçando singulares e múltiplos: tarefa/desafio de educar na perspectiva da diversidade. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Fede¬ral do Espírito Santo, Vitória, 2005.
MENENGUCI, Lilian Pereira. Do caos ao thémata: por epistemologias e práticas na diversidade. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Fede¬ral do Espírito Santo, Vitória, 2012.
MONCELIN, Marleide. Crianças com sinais de desatenção /hiperatividade: o imaginário abstraído da fluidez dos rótulos. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008.
OLIVEIRA, Renata Imaculada de. Inclusão na educação Infantil: infância, formação de professores e mediação pedagógica na brincadeira da criança. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007.
PANTALEÃO, Edson. A construção de uma prática pedagógica no processo de avaliação e diagnose de alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1999.
PANTALEÃO, Edson. Formar formando-se nos processos de gestão escolar. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
RAYMUNDO, Davidson Nunes. Indícios de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual: contribuições de abordagem histórico-cultural e a formação de educadores de educação infantil. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.
SOBRINHO, Reginaldo Célio. A participação da família de alunos (as) que apresentam necessidades educativas especiais na escolarização de seus (as) filhos: construindo caminhos. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Fede¬ral do Espírito Santo, Vitória, 2004.
SOBRINHO, Reginaldo Célio. A relação família e escola a partir da processualidade de um fórum de famílias de alunos com deficiência: contribuições de Norbert Elias. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
SOUZA, Débora Almeida de. O trabalho do pedagogo como dispositivo frente aos desafios da escola inclusiva na educação infantil. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Fede¬ral do Espírito Santo, Vitória, 2009.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 31, n. 3, set./dez. 2005.
VIEIRA, Sonia Aparecida Alvarenga. Inclusão escolar entre rupturas e continuidades: desvelando contradições e novos movimentos. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007.
VIEIRA, A. B. Táticas e estratégias constituídas por professores para articulação do currículo escolar e o atendimento educacional especializado. 2015. Relatório (Pós-Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Fede¬ral do Espírito Santo, Vitória, 2015.

Downloads

Publicado

19-12-2018

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)