FUNDO PÚBLICO E ASSISTÊNCIA SOCIAL: O DESFINANCIAMENTO PÚBLICO

  • Jeane Andrea Ferraz Silva Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória (ES)
  • Naara de Lima Campos UFES
  • Solange Emilene Berwig Unipampa

Resumo

Este artigo é resultante de parte de estudos realizados no doutorado e posteriores pesquisas regionais sobre o financiamento da Política de Assistência Social. É no município que a política de Assistência Social se concretiza na vida de seus usuários. Temos uma Política de Assistência assumindo características de desconcentração e terceirização de recursos e serviços socioassistenciais, comprometendo a ampliação de direitos e do financiamento. Estas características serão contraditoriamente tensionadas pelo governo Bolsonaro e pelo movimento da luta de classes no Brasil. Compreender como se aloca o financiamento público para esta política é fundamental para a luta permanente contra o desfinanciamento da seguridade social que se aprofunda no país.

Biografia do Autor

Jeane Andrea Ferraz Silva, Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória (ES)
Doutora em Serviço Social/Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Assistente Social, professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social/UFES; Vice-Coordenadora do Grupo de Estudos Fundamentos da Teoria Social Crítica, Serviço Social e Política Social (INTERFACES/UFES).
Naara de Lima Campos, UFES
Doutoranda em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Bolsista CAPES, integrante do Grupo de Pesquisa Dinheiro e Capital da UFES
Solange Emilene Berwig, Unipampa

Doutora em Serviço Social pela PUC-RS. Professora do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus São Borja. Integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho, Formação Profissional em Serviço Social e Política Social na América Latina.

Publicado
2019-06-25
Seção
Mesa coordenada Contrarreformas e Política de Assistência Social: retrocessos e resistências