GOLPE E CONTRARREFORMA NO BRASIL: OS LIMITES DO CAPITALISMO DEPENDENTE

  • Aline Faé Stocco UFVJM
  • Aline Fardim Pandolfi UFES
  • Camilla dos Santos Nogueira Secretaria Estadual de trabalho, assistência e desenvolvimento social do Espírito Santo

Resumo

Este texto sintetiza o contexto de contrarreformas no Brasil a partir do ajuste neoliberal. Aponta os elementos contextuais deste ajuste e problematiza as mudanças recentes, especialmente nos governos de Michel Temer e de Jair Bolsonaro. Dentre as contrarreformas em curso no país neste período, aqui nos concentramos em apresentar elementos sobre a reforma trabalhista e a reforma da previdência.

Biografia do Autor

Aline Faé Stocco, UFVJM
Doutora em Política Social. Professora Adjunta da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas da UFVJM.
Aline Fardim Pandolfi, UFES

Doutora em Política Social. Professora Adjunta do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Camilla dos Santos Nogueira, Secretaria Estadual de trabalho, assistência e desenvolvimento social do Espírito Santo

Doutora em Política Social. Atualmente economista da equipe técnica de acompanhamento das ações socioeconômicas de recuperação da Bacia do Rio Doce, porção capixaba, alocada na Secretaria Estadual de trabalho, assistência e desenvolvimento social do Espírito Santo. 

Publicado
2019-06-25
Seção
Mesa Capital fictício na América Latina, transferências de mais -valor, golpe e contrarreformas no Brasil atual