GESTÃO EDUCACIONAL E “PROGRAMA FORMAR”: CONCEPÇÕES E AÇÕES

  • Viviane Cardoso da Silva
  • José Claudinei Lombardi

Resumo

A gestão educacional brasileira está marcada por concepções que se modificaram ao longo da história e nesse texto compreendemos tais concepções que permeiam a formação de gestores no “Programa Formar”, da Fundação Lemann na atualidade. A metodologia utilizada foi o estudo bibliográfico de pesquisas desenvolvidas sobre o tema e analise de dados do “Programa Formar” ainda em andamento no doutoramento em educação. Como resultado, apontamos a relação entre a gestão educacional e administração empresarial: gerencialismo, metas e resultados,  competências, como desdobramento da política econômica adota no país que vai na contramão em pensar a coletividade, participação e formação integral a partir de políticas educacionais progressistas.

Palavras-chave: Gestão Educacional; História da Educação; Empresários na Educação; Política Educacional; Gerencialismo.

Publicado
2019-06-25
Seção
Comunicações Orais - Educação e Política Social