Introdução

Autores

  • François Soulages Paris 8
  • Bruno Zorzal Universidade Paris 8
  • Ignez Capovilla Universidade de Vila Velha

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v2i18.18665

Resumo

Uma imagem é sempre uma imagem de algo; Husserl nos ensinou, até mesmo quando esse algo é misterioso, evasivo, infotografável. Mas o que significa esse “de”? O que significa essa relação? Certo, essa relação pode ter modalidades variadas: nós a percebemos no sem-arte, nós nos surpreendemos e nos realizamos com as imagens, as obras e os artistas que nos oferecem um número infindável de modalidades, o que dá a peculiaridade, a especificidade, a singularidade de cada obra. Uma modalidade desta relação, deste “de” designa, às vezes, o estilo do artista, da obra, da imagem. [...]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

François Soulages, Paris 8

É professor doutor titular da Universidade Paris 8 e do Instituto Nacional de História da Arte, em Paris, na França. Seu livro Estética da Fotografia: perda e permanência, publicado na França em 1998, traduzido em 10 países, entre eles o Brasil [Ed. Senac, 2010], é obra de referência para o estudo da fotografia e das imagens. Fundador e presidente da cooperativa de pesquisa RETINA Internacional, reunindo cerca de 200 professores membros ao redor do mundo, é professor convidado no Brasil, Chile, China, Estados Unidos, Malta, Tunísia. Editor e diretor de coleções na editora Klincksieck e L’Harmattan, de Paris, coordenou e publicou mais de 100 livros.

Bruno Zorzal, Universidade Paris 8

É artista e pesquisador, doutor em Estética, Ciência e Tecnologia das Artes Plásticas e Fotografia, pela Universidade Paris 8, na França. Membro de RETINA.Internacional e pesquisador associado do laboratório Art des images & art contemporain (Labo AIAC), Universidade Paris 8, na França. Publicou, em 2017, Les photos, un matériau pour la photographie e Exploitation photographique de photos déjà existantes, pela editora L’Harmattan, de Paris, e co-dirigiu, com François Soulages, o livro Images d’images, pela mesma editora. Expõe, desde 2007, no Brasil e no exterior. 

Ignez Capovilla, Universidade de Vila Velha

Artista, pesquisadora da fotografia, mestranda em Estudos em História, Teoria e Crítica da Arte na UFES, professora no Curso Superior de Fotografia na Universidade da Vila Velha, ES, graduada em Artes Visuais (Ufes) e Fotografia (UVV). Participa de exposições coletivas desde 2006, seus últimos trabalhos foram exibidos em “Desdobrando Imagens”, mostra internacional do Besides the Screen, GAP, UFES, 2017, “Transitorialidade”, Maes, Vitória, 2017 e “Imagem-passagem : dinâmicas da fotografia em contexto de viagem", no Centro Cultural Sesc Gloria, em 2016. Em 2014 iniciou o processo de Registro do Acervo da Galeria de Arte Espaço Universitário, na Ufes, que apontou caminhos para sua atual pesquisa que reflete a experiência estética provocada da fotografia.

Downloads

Publicado

30-12-2017

Como Citar

Soulages, F., Zorzal, B., & Capovilla, I. (2017). Introdução. Revista Farol, 13(18), 20–21. https://doi.org/10.47456/rf.v2i18.18665

Edição

Seção

Seção Temática