A fome de viver em Ciça, de Neusa Jordem Possatti

  • Héber Ferreira de Souza Ufes

Resumo

O livro Ciça, de Neusa Jordem Possatti, apresenta uma versão de história a contrapelo dos contos de fadas, cujas personagens protagonistas são quase sempre crianças brancas, de olhos claros, cabelos lisos e compridos, providas, a mancheias, dos recursos que garantem uma infância “pronta”, idealizada. Ancorado nos estudos de Regina Dalcastágne, Conceição Evaristo e outras pesquisas aliadas ao Pós-colonialismo, pretendo, neste trabalho, rastrear representações da marginalidade em Ciça e seus desdobramentos sociais. Além disso, intento analisar aspectos de resiliência nessa personagem, buscando evidências de afirmação de sua etnia. Dessa forma, esta proposta de estudo, à parte de valorizar autores capixabas, pode também contribuir para a desconstrução de olhares enviesados sobre determinadas classes minoritárias.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura capixaba juvenil – Neusa Jordem Possatti. Neusa Jordem Possatti – Ciça. Ciça – Questões étnico-raciais.

 

ABSTRACT: Neusa Jordem Possatti's book Ciça presents a version of the story opposite to fairy tales, in which the main characters are almost always white children, with light eyes, straight and long hair, with all the resources that guarantee a “ready”, idealized childhood. Anchored in the studies of Regina Dalcastágne, Conceição Evaristo and other research allied with Post-colonialism, I intend, in this work, to trace representations of marginality in Ciça and its social consequences. In addition, I try to analyze aspects of resilience in this character, seeking evidence of affirmation of her ethnicity. Thus, this research proposal, apart from valuing authors from Espírito Santo, may also contribute to the deconstruction of biased views on certain minority classes.

KEYWORDS: Capixaba Juvenile Literature – Neusa Jordem Possatti. Neusa Jordem Possatti – Ciça. Ciça – Ethnic-Racial Issues.

Biografia do Autor

Héber Ferreira de Souza, Ufes

Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Publicado
2020-01-10
Seção
Especial: Literatura para crianças e jovens