O olhar cinematográfico de Bernardette Lyra presente nos contos d’O Parque das Felicidades
Resumo
O presente estudo se sustenta na análise da obra O Parque das Felicidades, um livro de contos escrito por Bernadette Lyra. Partimos do ponto de que a autora não é simplesmente uma escritora de contos, crônicas e romances, mas também pesquisadora do cinema; sendo assim, neste livro de contos, suas narrativas possuem um olhar cinematográfico e é sob esta perspectiva que enfocamos nossa análise das narrativas, trazendo para a discussão teóricos diversos como Sigmund Freud, Tzvetan Todorov e Hans Ulrich Gumbrecht e tendo como resultado a constatação de que os contos dialogam com o cinema.
PALAVRAS-CHAVE: Bernadette Lyra – O Parque das Felicidades. Bernadette Lyra – Conto fantástico. Literatura e Cinema.
ABSTRACT: This study is based on the analysis of O Parque das Felicidades, a short-story book written by Bernadette Lyra. Our starting point is that the author is not simply a writer of short stories, chronicles and novels, but also a film researcher; therefore, in this storybook, her narratives have a cinematographic look and it is from this perspective that we focus our narrative analysis, bringing for a theoretical discussion like Sigmund Freud; Tzvetan Todorov and Hans Ulrich Gumbrecht and resulting in the finding that tales dialogue with the cinema.
KEYWORDS: Bernadette Lyra – O Parque das Felicidades. Bernadette Lyra – Fantastic Tales. Literature and Cinema.