(RE)APRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS DO ESPAÇO MUNICIPAL: MAPAS ARTÍSTICOS EM DERIVA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR / Cartographic (re)presentations of local space: artistic maps adrift from School Cartography
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO17.8053Resumo
Partindo da importância de relacionar no ensino o conteúdo com a paisagem que se observa, queremos aqui propor umareflexão através do uso de mapas mentais para a percepção da paisagem vivida do aluno. Essa alegação será defendidaatravés de um estudo de caso realizado nas escolas públicas do município de Barbalha, no Sul do Ceará. Baseando-senas reflexões de Deleuze e Guattari, queremos expor que o mapa não é um decalque ilustrativo na aula, mas é múltiplo,singular, rizomático. Deste modo, almejamos desvendar essas geografias não visíveis no livro didático que são geografiaspessoais com suas paisagens impregnadas de crenças, ideologias e sentimentos que se tem do local.Downloads
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Publicado
08-08-2014
Como Citar
EXPEDITO, Cassio; SEEMANN, Jörn. (RE)APRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS DO ESPAÇO MUNICIPAL: MAPAS ARTÍSTICOS EM DERIVA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR / Cartographic (re)presentations of local space: artistic maps adrift from School Cartography. Geografares, [S. l.], n. 17, p. 48–65, 2014. DOI: 10.7147/GEO17.8053. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8053. Acesso em: 28 mar. 2024.
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Artigos
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