Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Guará?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

  •  

    1.      PREPARAÇÃO DO MANUSCRITO

    1.1     Serão aceitos artigos inéditos e originais, e que não estejam em avaliação em nenhum outro periódico simultaneamente.

     

    1.2     Serão aceitos manuscritos em português, espanhol ou inglês.

     

     

    1.3     Os artigos devem ter, no mínimo, 10 e, no máximo, 15 páginas, incluindo as referências bibliográficas. Deve ser enviado utilizando formato A4, fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5 e com 2,5 cm nas margens superior e inferior e 2,0 cm nas margens direita e esquerda, enumerando-se todas as páginas.

     

    1. 2.      SUBMISSÃO

    2.1     As submissões deverão ser online por meio do sistema Open Journal System (OJS), com acesso restrito realizado com cadastro prévio.

     

    2.2     Todos os autores participantes efetivamente da construção do artigo deverão ser incluídos no momento da submissão do artigo pelo sistema OJS, limitando a 6 (seis) o número de autores. Não serão aceitas inclusões de autores após o início do processo de avaliação.

     

    2.3     Todos os autores dos artigos aceitos para publicação serão automaticamente incluídos no banco de avaliadores da Revista Guará se comprometendo, portanto, a ficar à disposição para avaliarem trabalhos submetidos nos temas referentes ao artigo publicado.

     

    2.4     A primeira etapa do processo de submissão consiste na verificação às normas de publicação da Revista Guará. O artigo somente irá para a fase de avaliação se cumprir todas as normas de publicação.

     

    1. 3.      ESTRUTURA DO ARTIGO

    3.1     PÁGINA TÍTULO DEVE CONTER:

    3.1.1        Titulo do Trabalho: Deve ser breve e indicativo da finalidade do trabalho. O título deverá ser apresentado no idioma do artigo e em inglês.

     

    3.1.2        Resumo no idioma do artigo e em inglês: Deve apresentar, de maneira resumida, o conteúdo, a metodologia, os resultados e as conclusões do trabalho, não excedendo a 200 palavras. O resumo (abstract) em inglês deve espelhar o resumo no idioma do artigo. No caso de trabalhos escritos em língua inglesa, o resumo deverá ser apresentado em português.

    3.1.3        Descritores no idioma do artigo e em inglês: Incluir o mínimo de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco). Os descritores em inglês (keywords) devem acompanhar as em português/espanhol.

     

    3.1.4        Fontes de financiamento: Os autores devem declarar todas as fontes de financiamento ou suporte, institucional ou privado, para a realização do estudo. No caso de estudos realizados sem recursos financeiros institucionais e/ou privados, os autores devem declarar que o projeto não recebeu financiamento para a sua realização.

     

    3.1.5        Conflito de interesses: Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros. Se não houver conflito de interesses, os autores devem adicionar a frase: “Declaramos não ter conflito de interesse”.

     

    3.1.6        Agradecimentos: Agradecimentos e outras formas de reconhecimento devem ser mencionados após a lista de referências.

     

    3.2      INTRODUÇÃO

    Deve estabelecer com clareza o objetivo do trabalho e trazer informações sobre as origens do projeto e público-alvo. 

     

    3.3      MÉTODO

    A descrição dos métodos deve ser clara para possibilitar a perfeita compreensão e repetição do trabalho. Estudos em humanos devem fazer referência à aprovação do Comitê de Ética correspondente.

     

    3.4      RESULTADOS

    Deve trazer informações sobre os impactos do projeto na comunidade e ainda sobre os benefícios alcançados para o ensino e a pesquisa.

     

    3.5      DISCUSSÃO/CONCLUSÕES

    Deve ser restrita ao significado dos dados e resultados alcançados.

     

    3.6  TABELAS/GRÁFICOS/FOTOS

     a)    Tabelas: No máximo três. Deverão ser numeradas com algarismos arábicos e constar de título claro e conciso. Não separar seus dados com linhas verticais e horizontais.

    b)     Gráficos: No máximo três. Deverão ser numeradas com algarismos arábicos e constar de título claro e conciso com legendas a cargo do autor.

    c)      Fotos: No máximo cinco, com legendas a cargo do autor. Deverão ser numeradas com algarismos arábicos. Os direitos autorais das fotos são de inteira responsabilidade do autor do trabalho. Devem ser enviadas em arquivo separado com formato .jpg e com resolução de mínima de 300 dpi.

     

    1. 4.      REFERÊNCIAS

    No máximo 30 referências e devem ser restritas às citações bibliográficas essenciais ao conteúdo do trabalho.  Elas devem ser organizadas de acordo com as instruções da American Psychological Association (APA) e ordenadas alfabeticamente pelo último sobrenome dos autores no fim do artigo, incluindo os nomes de todos os autores. A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores.

     8.1. Citações no texto: citações com menos de 40 palavras devem ser incorporadas no texto e colocadas entre aspas duplas ("); e as citações longas (de 40 ou mais palavras) devem ser feitas num bloco de linhas em espaço duplo sem aspas. Use um recuo de cinco ou sete espaços da margem esquerda sem o recuo adicional de abertura de parágrafo. Se a citação longa contiver mais de um parágrafo, use recuo de cinco ou sete espaços na primeira linha do segundo e demais parágrafos a partir da nova margem. Para citações diretas é necessário o número da página

    8.2. Citações na lista de referências: A lista de referências completa deve ser apresentada no final do texto e por ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, conforme instruções das normas APA.

     

     a)      Livro no todo: Autor (es), título em negrito, edição, local, editora e ano de publicação.

     b)      Livro em parte: Autor (es) e título da parte, acompanhados da expressão in, da referência completa do livro, do capítulo e da paginação.

     c)      Artigo em publicação periódica: Autor (es) e título da parte, título da publicação em negrito, local (quando possível), volume, fascículo, paginação, data de publicação.

    d)     Artigo apresentado em evento: Autor (es), título da parte, seguido da expressão in:, título do evento, numeração do evento (se houver), local (cidade) e ano de realização, título da publicação em negrito, local, editora, data de publicação e paginação.

    e)      Dissertação, tese e monografia: Autor, título em negrito, ano da defesa, número de páginas, descrição do trabalho acadêmico, grau e área de conhecimento, a vinculação acadêmica, local e ano de aprovação.

     f)       Trabalho em meio eletrônico: As referências devem obedecer aos padrões indicados, acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquete, CD-ROM, on-line etc.), de sua localização (em caso de páginas eletrônicas) e data de acesso.

     g)      Legislação: Jurisdição e órgão judiciário competente, título, numeração, data e dados da publicação.

     

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.