A escola e a educação em Direitos Humanos

Autores

  • Nathalia Foditsch
  • Rosiléa Roldi Wille

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i1.10083

Resumo

Em que pese a educação em Direitos humanos (eDh) não depender exclusivamente da educação formal, é inegável a centralidade da escola na formação dos sujeitos para a cidadania e os direitos humanos. o plano nacional de direitos humanos - pnDh 3, o plano nacional de educação em Direitos humanos – pneDh, e as recentes Diretrizes Curriculares nacionais para a educação em Direitos humanos, pavimentam o caminho para que o estado brasileiro assuma os compromissos constitucionais e internacionais com a efetivação dos direitos humanos. o artigo aborda aspectos do papel da escola na promoção da eDh sob a luz dos princípios estabelecidos nas normas ora referidas, quais sejam (i) a dignidade humana; (ii) a igualdade de direitos; (iii) o reconhecimento e a valorização das diferenças e diversidades; (iv) a laicidade do estado; (v) a democracia na educação; (vi) a transversalidade, vivência e globalidade; e (vii) a sustentabilidade socioambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Foditsch

Formada em direito pela PUC-sp, possui mestrado em políticas públicas e mestrado em direito e governo, ambos pela American University em Washington D.C., e trabalhou no Governo Federal Brasileiro, Centros de pesquisas e organismos Internacionais.

Rosiléa Roldi Wille

Psicóloga, consultora da área de direitos humanos e educação. Coordenadora Geral de Direitos humanos do Ministério da educação de 2005 a 2011.

Downloads

Como Citar

Foditsch, N., & Wille, R. R. (2015). A escola e a educação em Direitos Humanos. Revista Guará, 1(1). https://doi.org/10.30712/guara.v1i1.10083

Edição

Seção

Artigos