Desafios na trajetória acadêmica e apoio psicológico ao estudante universitário: contribuições de dois Projetos de Extensão.
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v6i9.15783Resumo
Descreve ações de apoio psicológico realizadas no âmbito de dois Projetos de Extensão do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo: Programa de Triagem Psicológica e Serviço de Atenção Psicológica ao Graduando. As ações visam auxiliar estudantes universitários, assistidos pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e de Cidadania, a enfrentar os desafios pertinentes à trajetória acadêmica, de acordo com a política de assistência estudantil da instituição. As atividades desenvolvidas compreendem a realização de triagem psicológica, atendimentos individuais na modalidade de psicoterapia, e oficinas em grupo com as seguintes temáticas: desenvolvimento de habilidades sociais; orientação aos estudos; e controle de ansiedade e enfrentamento do estresse. Nos anos de 2015 e 2016 participaram 166 estudantes, em sua maioria do sexo feminino, cursando seu primeiro curso superior, recebendo algum tipo de bolsa ou auxílio, e estudando preferencialmente do 1º ao 3º períodos de cursos matutinos. Foram realizadas, no total, 9 oficinas, e ao seu término, os estudantes realizaram uma avaliação na qual apontaram a importância da aprendizagem que tiveram. Assim, os projetos de extensão colaboraram na superação das dificuldades enfrentadas pelos graduandos em sua trajetória acadêmica, além de contribuir para a formação dos extensionistas de Psicologia ao articular ensino, pesquisa e extensão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).