MAPAS CONCEITUAIS: CONHECIMENTO EMPÍRICO E ACADÊMICO PARA O ECOSSISTEMA MANGUEZAL CONCEPT MAPS: EMPIRICAL AND ACADEMIC KNOWLEDGE FOR MANGROVE ECOSYSTEM

Autores

  • Amina Carvalho da Silva *Bacharel em Ciências Biológicas, Bolsista Apoio Técnico FAPES Edital Nº. 06/2016 http://orcid.org/0000-0001-8788-5865
  • Mônica Maria Pereira Tognella Prof.ª Drª. Associada do DCAB/CEUNES/UFES, Bolsista FAPES Pesquisador Capixaba.
  • Erica Duarte-Silva Prof.ª Drª. Associada do DCAB/CEUNES/UFES.

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v6i9.15784

Resumo

Ações de Ensino de Biologia críticas e contextualizadas e Educação Ambiental são de suma importância para a conservação do Meio Ambiente, em geral; e do ecossistema Manguezal, em particular. O objetivo da pesquisa foi a aferição acerca do conhecimento sobre manguezal em duas comunidades. Uma constituída por população tradicional em Conceição da Barra – ES, e outra, por discentes do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas. Este estudo é de caráter etnográfico e, portanto, exploratório. A metodologia empregada foi a observativa, sistemática, direta, associada a levantamento de dados documentais, com recorte temporal compreendido entre 1980 a 2017. Ao final, foram elaborados 15 mapas conceituais para determinação do grau de importância do elemento focal, a partir da lista de pressupostos obtida. Os dados obtidos indicaram que a espécie de caranguejo (Ucides cordatus L., 1763) tem grande importância econômica e cultural para as comunidades; ambas apresentam percepções ambientais quanto a importância dos papéis econômicos, sociais e ambientais do ecossistema manguezal; em relação aos discentes, as concepções dos mapas conceituais reforçam a necessidade de maior estudo do meio ambiente, para apreensão da teoria pelo Bacharel em Ciências Biológicas. Com isso, devem-se intensificar as ações de ensino na graduação com aplicações de diferentes técnicas, haja visto que, o mapa conceitual se mostrou uma excelente ferramenta para avaliar a apreensão do conhecimento. A inserção da Academia em ações de extensão com comunidades tradicionais pode se tornar uma fonte de ações em pesquisa, em ensino. E fortalecer as relações sociais da Universidade, tornando-a presente na sociedade.

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Biografia do Autor

Amina Carvalho da Silva, *Bacharel em Ciências Biológicas, Bolsista Apoio Técnico FAPES Edital Nº. 06/2016

Bacharel em Ciências Biológicas, Apoio Técnico FAPES

Universidade Federal do Espírito Santo-UFES/Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo – CEP: 29932-540, São Mateus ES. amicarvalho@hotmail.com,(27) 33121553.

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Publicado

26-06-2018

Como Citar

Silva, A. C. da, Tognella, M. M. P., & Duarte-Silva, E. (2018). MAPAS CONCEITUAIS: CONHECIMENTO EMPÍRICO E ACADÊMICO PARA O ECOSSISTEMA MANGUEZAL CONCEPT MAPS: EMPIRICAL AND ACADEMIC KNOWLEDGE FOR MANGROVE ECOSYSTEM. Revista Guará, 6(9). https://doi.org/10.30712/guara.v6i9.15784

Edição

Seção

Artigos