Soluções empreendedoras e capacitação profissional: empreendendo com o "Pensionato da Sueli"

Autores

  • Janaina Ferreira Marques de Melo Universidade Federal de Campina Grande - UFCG http://orcid.org/0000-0001-6010-4125
  • Vorster Queiroga Queiroga Alves Universidade Federal de Campina Grande
  • Geovani de Almeida de Almeida Santos Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v6i10.15833

Resumo

O projeto de extensão “Capacitação Profissional para Microempreendedores” (CPMEI) desenvolveu atividades empreendedoras, almejando auxiliar pequenos empreendimentos na gestão de seus negócios. As atividades desenvolvidas no Pensionato da Sueli Cardoso merecem destaque, em virtude do auxílio fornecido para suprir as dificuldades financeiras e a escassez de clientes. Inicialmente foi realizada uma visita, e, posteriormente, realizou-se uma roda de conversa, utilizando a metodologia de Brainstorming (Boy, 1997), onde toda a equipe pôde fornecer uma “avalanche” de ideias para a solução dos problemas encontrados. As principais deficiências estavam na gestão financeira e na divulgação do empreendimento. A principal sugestão foi priorizar o desenvolvimento da atividade de restaurante e marmitaria, objetivando maximizar os lucros. Foram realizadas capacitações sobre gestão financeira e estratégia de vendas pelas redes sociais. O projeto colaborou também para o desenvolvimento de uma nova logomarca, utilizada na fachada da loja, cardápio para o restaurante, panfletos e propaganda nas redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Ferreira Marques de Melo, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2006), Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de João Pessoa (2001) e Especialista em Auditoria pela UNP. Possui  MBA em Gestão Empreendedora e Inovação pela UFCG/SEBRAE/Parque Tecnológico. É Professora Adjunto I da Universidade Federal de Campina Grande e Coordenadora desde 2010 do Projeto de Extensão CPMEI (Capacitação Profissional para Microempreendedores). Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente em Empreendedorismo, Contabilidade e Análise de Custos, Contabilidade Gerencial, Controladoria, Contabilidade Ambiental e Gestão Ambiental .

Vorster Queiroga Queiroga Alves, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Administração. Professor Adjunto I da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor orientador do projeto de extensão Capacitação Profissional para Microempreendedores Individuais (CPMEI) na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Geovani de Almeida de Almeida Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando do curso de Administração de Empresas. Extensionista voluntário do projeto Capacitação Profissional para Microempreendedores Individuais (CPMEI) na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 

Downloads

Publicado

04-02-2019

Como Citar

Ferreira Marques de Melo, J., Queiroga Alves, V. Q., & de Almeida Santos, G. de A. (2019). Soluções empreendedoras e capacitação profissional: empreendendo com o "Pensionato da Sueli". Revista Guará, 6(10). https://doi.org/10.30712/guara.v6i10.15833

Edição

Seção

Artigos