A EXTENSÃO EM TRÊS ESFERAS: MUSEU DE ZOOLOGIA, ENSINO E COMUNIDADE

Autores

  • Michel Barros Faria Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Isteliene Lopes Leodoro

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v6i10.16971

Resumo

Museus são ferramentas de suma importância na formação educacional, são como portais para um mundo filosófico que se torna fonte preciosa de conhecimento e descobertas. O objetivo do estudo foi ampliar e fortalecer as atividades científico-culturais através da divulgação do Museu de Zoologia Newton Baião de Azevedo da UEMG Carangola (MZNB). Para isso à extensão se deu através de exposições itinerantes, eventos científicos e palestras em escolas de diferentes níveis de ensino. De acordo com os resultados, as informações foram disseminadas em todos os níveis objetivados, com acentuado despertar de interesse.  O público em questão foi além dos conteúdos presentes no estudo formal, que consequentemente se expandiu para a população de Carangola e região. Faz-se necessária uma revisão crítica sobre o uso de museus no ensino do Brasil, de modo a incluir e incorporar uma relação professores, museus e alunos.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel Barros Faria, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade de Carangola-UEMG (2004). É Mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa-UFV (2008), Doutor em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2013). Tem Pós Doutorado em Biodiversidade e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro (Fiocruz 2014-2015). É professor do curso de Ciências Biológicas nas disciplinas de Genética Básica Genética Molecular e Zoologia dos Vertebrados, onde também é Curador do Museu de Zoologia MZNB e Chefe do departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade Carangola-UEMG. Também é membro do conselho e da câmara de pesquisa do Parque Nacional do Caparaó, e vice presidente do Centro de Estudos Ecológicos e Educação Ambiental-CECO. Tem experiencia em coordenação de estudos de inventários de campo (consultorias) nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Amazonas.

Downloads

Publicado

04-02-2019

Como Citar

Faria, M. B., & Leodoro, I. L. (2019). A EXTENSÃO EM TRÊS ESFERAS: MUSEU DE ZOOLOGIA, ENSINO E COMUNIDADE. Revista Guará, 6(10). https://doi.org/10.30712/guara.v6i10.16971

Edição

Seção

Artigos