Processo formativo-reflexivo para o uso racional de medicamentos nos assentamentos do município de Pontão/RS: o relato de uma experiência a luz dos ensinamentos freireanos

Autores

  • LISSANDRA GLUSCZAK UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Eliseu Siles Barduco Siles Barduco UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Marcos Haack Haack UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Camila Chiodi Agostini Chiodi Agostini UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Amauri Braga Simonetti Braga Simonetti UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Alessandra Regina Muller Germani Regina Muller Germani UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Silvane Nenê Portela Nenê Portela UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Leandro Tuzzin Tuzzin UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Marione Knop Knop UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v6i10.17508

Resumo

Resumo: Este relato de experiência descreve a vivência de um grupo de pessoas formado por acadêmicos do curso de Medicina da UFFS/Campus Passo Fundo, docentes, colaborador técnico-administrativa e preceptor do município de Pontão-RS, em um projeto de extensão com foco no uso racional de medicamentos para uma população de assentados desse município.  Para os trabalhos foi utilizada uma forma específica de metodologia com base nos ensinamentos freireanos, o que fundamentou teoricamente a atividade. As atividades foram desenvolvidas ao longo de seis encontros com a população selecionada, em um espaço comunitário dentro do assentamento da antiga Fazenda Anonni, onde foram trabalhados os temas relacionados ao uso racional dos medicamentos. A vivência evidenciou a necessidade de uma abordagem continuada pelos profissionais de saúde acerca da importância do uso racional de medicamentos e dos perigos da automedicação. Durante o desenvolvimento das atividades do projeto foram sendo adaptadas a dinâmica e a linguagem utilizada para que se obtivesse o máximo de participação dos assentados. Concluímos que o desenvolvimento desse projeto de extensão possibilitou uma efetiva comunicação com a comunidade dos assentados, permitindo uma troca de saberes onde conseguimos conhecer um pouco mais sobre a realidade de vida e suas percepções sobre o uso dos medicamentos, bem como, construir conjuntamente conhecimento acerca dos temas propostos. Nesse mesmo sentido foi constada a importância da utilização do processo formativo reflexivo defendido por Freire para a formação de uma consciência sobre o uso racional dos medicamentos.

 

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Publicado

04-02-2019

Como Citar

GLUSCZAK, L., Siles Barduco, E. S. B., Haack, M. H., Chiodi Agostini, C. C. A., Braga Simonetti, A. B. S., Muller Germani, A. R. M. G. R., … Knop, M. K. (2019). Processo formativo-reflexivo para o uso racional de medicamentos nos assentamentos do município de Pontão/RS: o relato de uma experiência a luz dos ensinamentos freireanos. Revista Guará, 6(10). https://doi.org/10.30712/guara.v6i10.17508

Edição

Seção

Artigos