Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A submissão será feita online. O texto não deverá conter informação sobre a autoria. A identificação e a filiação institucional serão feitas no momento da submissão do artigo ou resenha. É obrigatório que todos os autores possuam ORCID.

  • O presente texto enviado para avaliação deve seguir o template disponível em: https://drive.google.com/open?id=1LC8VtuMO1zxhFz2lBiOOuhFlidZboC1o
  • O texto deverá ser editado de acordo com o template disponibilizado. Arquivo tamanho máximo de 3MB.
  • Os artigos deverão ter um mínimo de oito e máximo de quinze laudas (incluindo bibliografia e notas explicativas), digitadas em Arial 12 para corpo de texto e 11 para citações em parágrafo próprio, em espaço 1,5 para corpo de texto e espaço simples para citações em parágrafo próprio.
  • Todos os textos deverão estar acompanhados de um resumo (máximo de 200 palavras), 3 palavras-chave, abstract, 3 key words (precedendo o texto) e referências bibliográficas.
  • O título deverá estar em fonte Arial 14, centralizado. Subtítulos: Não iniciar uma nova página a cada subtítulo; os títulos são diferenciados graficamente entre seções de hierarquia diferentes e iguais quando de mesma hierarquia; Deve seguir uma numeração sequencial.
  • Para ênfase ou destaque usar-se-á aspas duplas, reservando-se o itálico para títulos de obras, palavras ou expressões em outros idiomas citadas no texto.

  • As citações bibliográficas serão indicadas no corpo do texto, no sistema de chamada autor-data, entre parênteses, com as seguintes informações: sobrenome do autor em caixa alta; vírgula; data da publicação; vírgula; abreviatura de página (p.) e o número desta. (Ex: SILVA, 1992, p. 3-23)

  • As notas de rodapé deverão ser restritas ao mínimo indispensável.
  • As referências bibliográficas deverão ser apresentadas ao final do texto, antes das notas explicativas, obedecendo as normas da ABNT (NBR-6023).

    Livro: sobrenome do autor, título do livro (em itálico), local de publicação, editora, data.

    BERGSON, Henri.Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

    Artigo: nome do autor, título do artigo, nome do periódico (itálico), local de publicação, editora ou entidade responsável pela publicação, volume e número do periódico, números inicial e final das páginas do artigo, data.

    COSTA, A.F.C. da Estrutura da produção editorial dos periódicos biomédicos brasileiros.Trans-in- formação, Campinas, v. 1, n.1, p. 81-104, jan./abr. 1989.

  • As ilustrações deverão ter a qualidade, necessária para uma boa reprodução gráfica. O formato do arquivo de imagem deverá ser jpg. As imagens deverão ser identificadas, com título ou legenda, e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig. 1, Fig. 2 etc).
  • As resenhas deverão seguir as mesmas normas para artigos, apresentando a referência completa da obra resenhada em parágrafo justificado, ao invés do título. O texto deverá ter entre 3 e 5 laudas.

  • Todos os trabalhos encaminhados para publicação serão submetidos à apreciação dos Conselhos Editorial e Consultivo, que dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência ou não de sua publicação, podendo sugerir alterações.

  • A desconsideração das normas implicará a não aceitação do texto.
  • A aprovação de um trabalho não implica sua publicação no número imediatamente a seguir.
  • Serão feitas chamadas para números especiais ou comemorativos.
  • Excepcionalmente, poderá ser feita a publicação de dois números em um mesmo quadrimestre.

  • O número de artigos publicados não excederá a 15 por número.

  • Textos de estudantes de graduação e pós-graduação serão considerados se elaborados em coautoria com orientador doutor.

Diretrizes para Autores

Submissão eletrônica

Os textos submetidos deverão ser inéditos e não poderão estar sob avaliação em outro periódico, as publicações são fluxo contínuo.

A revista não cobra quaisquer tipos de taxas de submissão e/ou de publicação dos autores e os direitos autorais dos trabalhos publicados são cedidos para acesso livre, sendo que os autores permanecem com o direito de publicar em outros periódicos ou livros, reconhecida e indicada a autoria e a publicação inicial nesta revista.

Entretanto, em face da inexistência de financiamento público para novas edições da revista, bem como dos novos critérios de avaliação dos periódicos científicos, a passa a adotar a cobrança dos custos para vinculação do Identificador Digital de Objetos (DOI) e correção de cada artigo, com objetivo de conferir maior alcance a produção acadêmica, evidenciando desta forma, o trabalho dos autores.

Artigos

Artigos: relatos de pesquisas concluídas, síntese de pesquisa original;

Resenhas

Resenhas: de obras recentes, publicadas nos últimos dois anos, relacionadas à área educacional nacional ou estrangeira;

Ensaios

Ensaios: revisão teórica, revisão crítica de bibliografia temática ou obra específica;

Debates

Debates: matéria de caráter opinativo, sobre temas polêmicos;

Entrevistas

Entrevistas: realizadas com pesquisadores, teóricos e personalidades que possam contribuir para discussões sobre temas educacionais relevantes;

Estudo de caso

Estudo de caso: análise de conceitos, procedimentos ou estratégias de pesquisa ou intervenção de ferramentas adotadas em trabalhos na área educacional;

Análise de material didático

Análise de material didático: exame crítico de produções voltadas para o ensino de conteúdos específicos considerando diferentes áreas e níveis de ensino;

Análise de Imagens

Análise de Imagens: exame crítico de imagens representadas por diversos meios – fotos, filmes, dvd; gravuras etc.;

Relatos de experiência

Relatos de experiência: descrição e análise de experiências desenvolvidas em ambientes educacionais.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.