Ferramenta digital para a produção de histórias em quadrinhos: análises de situações de aprendizagem numa turma de primeiro ano do ensino fundamental

Autores

  • Marinalva da Silva Ferreira
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
  • Jacqueline Silva da Silva

Resumo

Entendendo que na contemporaneidade há um avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs em todos os espaços e segmentos sociais, esta pesquisa buscou acompanhar e analisar o desenvolvimento de Situações de Aprendizagem, mediadas por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, desenvolvidas por um professor do Ciclo de Alfabetização percebendo quais as implicações do uso destas tecnologias em sala de aula. Para o alcance do referido objetivo, a pesquisa foi realizada de acordo com a abordagem qualitativa, com aproximações dos pressupostos da pesquisa-ação, propostos por Barbier (2007) e Thiollent (2011), buscando, assim, sempre a interação com a escola pesquisada e com os sujeitos participantes da pesquisa. A produção de Histórias em Quadrinhos – HQ, mediadas por uma ferramenta digital foi uma das possibilidades para a inserção das TDICs em Situações de Aprendizagem no Ciclo de Alfabetização e se mostrou como uma rica possibilidade para o desenvolvimento de texto autoral, oportunizando às crianças o desenvolvimento da autonomia e aproximando-as das TDICs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinalva da Silva Ferreira

Mestra em Ensino pela Univates, é especialista em Docência da Educação Superior, Gestão Educacional, Tecnologia da Informação para Educadores e Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2002). Atualmente é pedagoga da Prefeitura Municipal de Imperatriz e professora bolsista da Universidade Federal do Maranhão pelo PARFOR.

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), especialização em Educação Matemática (1997) e Gestão Universitária (2007) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). É doutora em informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente atua na Universidade Vale do Taquari - Univates como professora titular. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modelagem matemática e no ensino com tecnologias. Atua na formação de professores e integra o grupo de pesquisa Práticas, Ensino e Currículos. Atualmente ocupa o cargo de coordenadora institucional da pesquisa

Jacqueline Silva da Silva

Possui graduação em Pedagogia pela UNISC (1993), mestrado em Educação pela PUCRS (1997) e doutorado em Educação pela UFRGS (2011). Atualmente é professora Titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates onde também atua como professora permanente do Mestrado em Ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Processos de Ensinar e Aprender, Planejamento, Infância e Ludicidade

Referências

ALBUQUERQUE, E. B. Conceituando alfabetização e letramento. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-22.
ALMEIDA, M. T. P. Brincar uma Aprendizagem para a Vida. In: ALMEIDA, M. T. P. (Org.). Brincar, Amar e Viver. Assis, SP: Storbem, 2014. p. 20-72.
ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
BARBIER, R. A Pesquisa Ação. Brasília: Líber Livro Editora, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do ensino fundamental. [S.l.], 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12827-texto-referencia-consulta-publica-2013-cne-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 20 out. 2016.
DEMO, P. Educação Hoje: novas tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.
FREIRE, P. A máquina está a serviço de quem? Revista Bits: Textos Selecionados, São Paulo, ano 2001, v. 1, n. 7, mai. 1984.
SILVA, J. S. O Planejamento no enfoque emergente: uma experiência no 1º ano do ensino fundamental de nove anos. 2011. 235 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 2011.
VALENTE, J. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1999.
WEISZ, T. O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem. São Paulo: Ática, 2006.

Downloads

Publicado

09-06-2018

Edição

Seção

Artigos