Etnomatemática na construção civil: conceitos matemáticos presentes nas ações do pedreiro

Autores

  • Ueslei Hiure da Silva Andrade Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.
  • Maria Elizabete Souza Couto Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Resumo

Este artigo objetiva realizar uma análise de trabalhos publicados, na busca por conceitos matemáticos presentes no exercício profissional do pedreiro, estabelecendo relações com as propostas de ensino instituídas por documentos oficiais – Parâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa é qualitativa, de caráter bibliográfico, onde foram analisados três estudos que tratam da prática de pedreiros. Conforme análise desses estudos pode-se observar que estes profissionais se utilizam de diversos conceitos matemáticos, os quais podem ser usados na abordagem de resoluções de problemas para o ensino de Matemática.

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Biografia do Autor

Ueslei Hiure da Silva Andrade, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.

Licenciado em Matemática.

Maria Elizabete Souza Couto, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação. Professora Titular do Departamento de Ciências da Educação da UESC. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática PPGEM-UESC.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS. Professora visitante, docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - PPGEM-UESC.

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Publicado

24-12-2018

Edição

Seção

Dossiê: Educação Especial: Políticas públicas e práticas pedagógicas