A Jaqueira do Muquém

Autores

  • Álamo Pimentel Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais/Universidade Federal da Bahia, Grupo de Pesquisa Sociedade, Educação e Universidade.

Resumo

O encontro entre estudantes universitários e os quilombolas de uma comunidade no interior do estado de Alagoas inscreve o foco do artigo. Por meio de uma descrição etnográfica destaca-se uma situação intercultural de ensino-aprendizagem em que a produção simbólica de saberes quilombolas atravessa as cenas de conversação entre grupos culturalmente diferenciados e expõem o pluralismo de afetos, práticas e conhecimentos construídos no cotidiano da vida comunitária. As análises do texto recorrem a aproximações das antropologias culturais de Victor Turner e Rodolfo Kusch acerca dos rituais de pertença circunscritos nas relações entre natureza e cultura presentes em povos africanos e latino-americanos. O cotidiano local revela-se como dimensão de múltiplas formas de tornar-se quilombola no presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Álamo Pimentel, Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais/Universidade Federal da Bahia, Grupo de Pesquisa Sociedade, Educação e Universidade.

Doutor em Educação Pela Universidade Federal do Rio Grade do Sul, Pós Doutor em Sociologia do Conhecimento pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Professor Associado III da Universidade Federal do Sul da Bahia, Líder do Grupo de Pesquisa Sociedade, Educação e Universidade

Referências

COUTO, B. R. O Direito Social e a Assistência Social na Sociedade Brasileira: uma equação possível? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

IAMAMOTO, M.V. “Apresentação”. In: MENEZES, M. T. Em busca da teoria: Políticas de assistência pública. São Paulo, Cortez, 1993a.

______. A questão social no capitalismo. Temporalis, Brasília, n. 3, 2001.

MARX, Karl. A ideologia alemã. 9º ed. São Paulo: Hucitec, 1993.

______. O Manifesto do Partido Comunista. 6ª ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

NETTO, J. P. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2007.

RAICHELLIS, R. Esfera pública e conselhos de assistência social: Caminhos da construção democrática. São Paulo: Cortez, 1998.

YASBEK, M. C. “Globalização, precarização das relações de trabalho e seguridade social”. Cadernos Abong, s/1., n. 30, nov. 2001.

Downloads

Publicado

24-12-2018

Edição

Seção

Dossiê: Educação Especial: Políticas públicas e práticas pedagógicas