Atendimento Educacional Especializado: a importância da mediação do professor na inclusão de um estudante com deficiência intelectual no ensino de Química

Autores

  • Bruna Bonomo Graciano CEUNES - Centro Universitário do Norte do Espírito Santo
  • Ana Nery Furlan Mendes

Resumo

A inclusão de estudantes com deficiência intelectual e com outras deficiências no ensino Fundamental e Médio são assuntos de debates ao longo da história da educação, como também, vem sendo acompanhada as diversas formas de exclusão, a qual são acometidos no dia a dia. Nas escolas públicas já acontecem a organização de ações pedagógicas que visam reconhecer e valorizar as diferenças, no sentido de assegurar a educação para todos. Este estudo objetiva refletir sobre a importância da sala de atendimento educacional especializado (AEE) e a atuação do professor como mediador com relação a inclusão de um estudante com Deficiência Intelectual (DI) no ensino da disciplina de Química no nível Médio em uma escola da rede estadual em São Mateus – ES. A investigação seguiu os pressupostos de uma pesquisa qualitativa e classificada como um estudo de caso. O método utilizado para coleta de dados, foi uma entrevista com a professora atuante na sala de AEE, e enriquecida com a análise de avaliações da disciplina de Química para um estudante com Dl, em um trimestre letivo, mediadas pela professora de AEE; com embasamento teórico através do estudo bibliográfico. A análise e discussão dos dados será de forma qualitativa. Observou-se no resultado final que a mediação entre o professor de sala de aula de AEE e o professor da disciplina de Química é fundamental para potencializar a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual, como também, a importância de se ter a oferta de formação continuada no campo da deficiência intelectual para os profissionais do AEE, e demais pessoas envolvidas na inclusão escolar.

Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado, Mediação, Inclusão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Bonomo Graciano, CEUNES - Centro Universitário do Norte do Espírito Santo

Mestranda no PPGEEB - Programa de Pós Graduação em Ensino da Educação Básica. CEUNES - São Mateus/ES

Ana Nery Furlan Mendes

Professora Associada I do Departamento de Ciências Naturais, do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo (DCN/CEUNES/UFES). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (CEUNES/UFES). Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Química e Química Industrial pela UFRGS.

Downloads

Publicado

06-04-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação Especial: Políticas públicas e práticas pedagógicas