2018

Dossiê: Comunidades tradicionais e escola: enlace de aprendizagens e territórios de conhecimentos

A relação que as comunidades tradicionais possuem com o seu território é o que pode caracterizar o seu amplo conhecimento a respeito do mundo. Durante gerações, essas populações habitam o mesmo território estabelecendo um vínculo estreito que permite aprender, conhecer, envolver-se e, posteriormente, passar adiante tais conhecimentos. Essas sabedorias não circulam nas comunidades tradicionais de forma isolada e alheia ao mundo.

A escola parte do princípio de que o trabalho educativo é o ato que produz no indivíduo a humanidade que é produzida coletivamente pelos homens. Dessa forma, pode-se afirmar que o homem não se faz homem sozinho, para isto ele necessita do trabalho educativo, e assim a educação precisa ter como referência o saber objetivo produzido historicamente. Portanto a escola deve ser o local de apropriação do saber sistematizado. Sem corroborar com a falsa dicotomia entre os conhecimentos populares e científicos, reconhecemos a necessidade de um diálogo profícuo entre a escola e sua produção de conhecimentos, com outros territórios de aprendizagens. Concordamos que as diversas formas de ser e estar no mundo, ao serem tratadas de maneira desigual e separadas, não dão conta de serem completas, nessa perspectiva é imprescindível uma integração; assim o dossiê temático - Comunidades tradicionais e escola: enlace de aprendizagens e territórios de conhecimentos busca pesquisas que destaquem o diálogo entre as diferenças; reconheçam o papel da ciência, a importância dos conhecimentos produzidos, reproduzidos e conduzidos pela academia e pela escola, mas, sobretudo, compreendam o valor em integrar conhecimentos sistematizados pela educação não formal, para que a sala de aula seja um espaço de encontro de aprendizagens e de produção de conhecimentos que valorizem a diferença, desvendando a relação existente entre a educação formal e não formal. Serão apreciados trabalhos que versam sobre: comunidades tradicionais, ensino e meio ambiente; etno-matemática e ensino; educação para as relações étnico-racias; territórios, conhecimentos e escola; comunidades tradicionais, ensino e linguagens (línguas, literaturas e demais artes); outras filosofias (ameríndias e afrodescendentes).

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Sumário

Editorial

Editorial
Eliane Gonçalves da Costa, Záira Bomfante dos Santos, Regina Soares Oliveira
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Dossiê

Álamo Pimentel
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Simone Raquel Batista Ferreira
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Diego Romerito Braga Barbosa, Maria Alayde Alcantara Salim
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Pedro Antônio Martins de Souza, João Paulo Casaro Erthal
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Maria Goretti Rocha Farias, Eliane Aparecida Galvão dos Santos
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Ueslei Hiure da Silva Andrade, Maria Elizabete Souza Couto, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
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Ana Libania Alves Rodrigues, Flavio Pereira de Jesus, Márcia Regina Santana Pereira
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Carmem Jená Machado Caetano, Camila Moreira Ramos, Vilma José Sabino Kamaiurá
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Ana Rosa Gonçalves de paula Guimarães, Carlos Augusto de Melo
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Eliane Gonçalves da Costa, Záira Bomfante dos Santos, Regina Soares Oliveira
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