• Dossiê Temático “Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras com crianças: revisando e construindo práxis educacionais”

    2019-10-02

    A área de ensino de línguas estrangeiras para crianças tem recebido atenção nos últimos anos, sobretudo devido à uma crescente demanda por profissionais que atuem com essa faixa, consequência do neoliberalismo e da influência midiática que prega o início da aprendizagem de línguas estrangeiras cada vez mais cedo. Diante desse cenário, é fundamental ponderar acerca dos conceitos de línguas e linguagens, das visões sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação, principalmente quando a práxis educacional envolve um público específico: crianças. É necessário que as demandas mercadológicas sejam analisadas à luz da formação crítica de professores que atuam nesse cenário, visto que esse contexto que tem sido permeado por “metodologias de sucesso”. Além disso, a falta de parâmetros oficiais nacionais, regulamentações, e formação docente voltada para esse contexto específico contribuem para os desafios enfrentados pela área. O objetivo do dossiê temático “Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras para crianças: revisando e construindo práxis educacionais” é reunir trabalhos que problematizem esse tema, versando sobre os diversos eixos que compõem a práxis educacional na educação infantil. 

     

    Organização: Cláudia Jotto Kawachi Furlan, Igor Porsette e Ana Paula Lima

    Prazo de submissão: 01 de novembro de 2019.

    Publicação do dossiê: Dezembro de 2019.

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  • PRORROGAÇÃO DE PRAZO - DOSSIÊ "O DIALOGISMO NOS ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DA LINGUAGEM"

    2018-06-04

    Com a finalidade de receber mais textos com afinidade ao dossiê temático "O dialogismo nos estudos contemporâneos da linguagem", haverá prorrogação de recebimento das submissões para até 20 de junho de 2018. 

    Poderão submeter trabalhos doutores (as), mestres (as), mestrandos (as) e graduados (as). Alunos (as) de graduação poderão submeter apenas em coautoria com seu orientador (a). É permitida a submissão de apenas um trabalho por autor. 

    Escopo: este número temático pretende reunir trabalhos que necessariamente abordem reflexões, tanto teóricas quanto práticas, acerca do(s) lugar(es) da concepção dialógica da linguagem, postulada por Bakhtin e o Círculo, nos estudos linguísticos contemporâneos. Busca-se, a partir de tal proposta, realizar um levantamento acerca das formas com que o dialogismo bakhtiniano tem sido recepcionado na área, assim como conhecer trabalhos e resultados (parciais ou não) de pesquisas atravessadas pela perspectiva dialógica da linguagem na contemporaneidade. 

    Para normas e estrutura do trabalho, verificar: SOBRE ---> SUBMISSÕES ONLINE/DIRETRIZES PARA AUTORES.

    Trabalhos que não respeitem as normas da revista e o escopo do dossiê serão imediatamente rejeitados. 

    No processo de submissão, solicitamos incluir na seção "Comentários para o editor" a informação de que o trabalho é para o dossiê "O dialogismo nos estudos contemporâneos da linguagem".

    Prazo final para submissão: 20 de junho de 2018.

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  • ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS 2018/01

    2018-02-18
    CHAMADA PARA NÚMERO DE TEMA LIVRE (2018/1) 
    Os trabalhos serão aceitos somente por submissão online, conforme orientações contidas na página da revista (Sobre > Submissões), de 19 de fevereiro a 12 de março de 2018, e deverão abordar temáticas relacionadas às Teorias e Análises Linguísticas, cruzando uma das 4 seguintes Linhas de Pesquisa:
    Estudos Sobre Texto e Discurso
    Esta linha contempla projetos relacionados a teorias do texto e do discurso. Abrange a diversidade de instrumentais teóricos e metodológicos no tratamento de questões relacionadas a textualidade e processos de textualização, nas modalidades oral e escrita e a questões relativas à construção do discurso, vistas na perspectiva da Pragmática, Linguística Textual e da Análise do Discurso, em gêneros textuais diversos.
    Estudos Analítico-descritivos da Linguagem
    Esta linha contempla projetos referentes ao funcionamento da língua portuguesa em suas variedades de uso, no que diz respeito às suas unidades, níveis de constituição, relações, estruturas e formalizações.
    Linguística Aplicada
    Esta linha possui perspectiva transdisciplinar sobre objetos e dados de natureza linguística e discursiva, refletindo sobre a dimensão e complexidade da relação indissociável entre práticas sociais e práticas linguístico-discursivas. Encontram-se, neste horizonte de investigação, o ensino e a aprendizagem de línguas, as práticas de tradução em interface com o ensino, os contextos midiáticos e tecnológicos, questões relacionadas a multiculturalismo, plurilinguismo, educação bilíngue, entre outros.
    Tradução, identidade e Sentido
    Investigações teóricas e empíricas sobre a atividade tradutória e a problemática da significação e subjetivação. Abordagem pluralista fundamentada na linguística, nos estudos da tradução, na filosofia, nos estudos culturais e na psicanálise. Interface dos estudos da tradução com diferentes saberes. Saiba mais sobre ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS 2018/01
  • CHAMADA DE TRABALHOS: ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS 2017/02

    2017-09-22
    Os trabalhos serão aceitos somente por submissão online, conforme orientações contidas na página da revista (Sobre > Submissões), até 12 de outubro 2017, e deverão abordar temáticas relacionadas às Teorias e Análises Linguísticas, cruzando uma das 4 seguintes Linhas de Pesquisa:
    Estudos Sobre Texto e Discurso
    Esta linha contempla projetos relacionados a teorias do texto e do discurso. Abrange a diversidade de instrumentais teóricos e metodológicos no tratamento de questões relacionadas à textualidade e processos de textualização, nas modalidades oral e escrita e a questões relativas à construção do discurso, vistas na perspectiva da pragmática e da análise do discurso, em gêneros textuais diversos.
    Estudos Analíticos-descritivos da Linguagem
    Esta linha contempla projetos referentes ao funcionamento da língua portuguesa em suas variedades de uso, no que diz respeito às suas unidades, níveis de constituição, relações, estruturas e formalizações.
    Linguística Aplicada
    Esta linha possui perspectiva transdisciplinar sobre objetos e dados de natureza linguística e discursiva, refletindo sobre a dimensão e complexidade da relação indissociável entre práticas sociais e práticas linguístico-discursivas. Encontram-se, neste horizonte de investigação, o ensino e a aprendizagem de línguas, as práticas de tradução em interface o ensino, os contextos midiáticos e tecnológicos, questões relacionadas a multiculturalismo, plurilinguismo, educação bilíngüe, entre outras.
    Tradução, identidade e sentido
    Investigações teóricas e empíricas sobre a atividade tradutória e a problemática da significação e subjetivação. Abordagem pluralista fundamentada na linguística, nos estudos da tradução, na filosofia, nos estudos culturais e na psicanálise. Interface dos estudos da tradução com diferentes saberes. Saiba mais sobre CHAMADA DE TRABALHOS: ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS 2017/02
  • ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS 2017/01

    2016-12-19
     Os trabalhos serão aceitos somente por submissão online, conforme orientações contidas na página da revista (Sobre > Submissões), até 15 de abril 2017, e deverão abordar temáticas relacionadas às Teorias e Análises Linguísticas, cruzando uma das 4 seguintes Linhas de Pesquisa:
    Estudos Sobre Texto e Discurso
    Esta linha contempla projetos relacionados a teorias do texto e do discurso. Abrange a diversidade de instrumentais teóricos e metodológicos no tratamento de questões relacionadas à textualidade e processos de textualização, nas modalidades oral e escrita e a questões relativas à construção do discurso, vistas na perspectiva da pragmática e da análise do discurso, em gêneros textuais diversos.
    Estudos Analíticos-descritivos da Linguagem
    Esta linha contempla projetos referentes ao funcionamento da língua portuguesa em suas variedades de uso, no que diz respeito às suas unidades, níveis de constituição, relações, estruturas e formalizações.
    Linguística Aplicada
    Esta linha possui perspectiva transdisciplinar sobre objetos e dados de natureza linguística e discursiva, refletindo sobre a dimensão e complexidade da relação indissociável entre práticas sociais e práticas linguístico-discursivas. Encontram-se, neste horizonte de investigação, o ensino e a aprendizagem de línguas, as práticas de tradução em interface o ensino, os contextos midiáticos e tecnológicos, questões relacionadas a multiculturalismo, plurilinguismo, educação bilíngüe, entre outras.
    Tradução, identidade e sentido
    Investigações teóricas e empíricas sobre a atividade tradutória e a problemática da significação e subjetivação. Abordagem pluralista fundamentada na linguística, nos estudos da tradução, na filosofia, nos estudos culturais e na psicanálise. Interface dos estudos da tradução com diferentes saberes.
    O número 14, v.7, será publicado até 15 de julho de 2017. Saiba mais sobre ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS 2017/01
  • ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS 2016/02

    2016-07-05

    Os trabalhos serão aceitos somente por submissão online, conforme orientações contidas nesta página (Sobre > Submissões), até 01 de setembro 2016, e deverão abordar temáticas relacionadas às Teorias e Análises Linguísticas, abarcando as 3 seguintes Linhas de Pesquisa:

     

    1) Linguística Aplicada

    Esta linha possui perspectiva transdisciplinar sobre objetos e dados de natureza linguística e discursiva, refletindo sobre a dimensão e complexidade da relação indissociável entre práticas sociais e práticas linguístico-discursivas. Encontram-se, neste horizonte de investigação, o ensino e a aprendizagem de línguas, as práticas de tradução, os contextos midiáticos e tecnológicos, questões relacionadas a multiculturalismo, plurilinguismo, educação bilíngüe, entre outras.

    2) Estudos Sobre Texto e Discurso

    Esta linha contempla projetos relacionados a teorias do texto e do discurso. Abrange a diversidade de instrumentais teóricos e metodológicos no tratamento de questões relacionadas à textualidade e processos de textualização, nas modalidades oral e escrita e a questões relativas à construção do discurso, vistas na perspectiva da pragmática e da análise do discurso de linha francesa, em gêneros textuais diversos.

    3) Estudos Analíticos-descritivos da Linguagem

    Esta linha contempla projetos referentes ao funcionamento da língua portuguesa em suas variedades de uso, no que diz respeito às suas unidades, níveis de constituição, relações, estruturas e formalizações.

    O número 13, v.6, será publicado em dezembro de 2016.

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  • CHAMADA DE TRABALHOS: ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

    2016-02-22

    Os trabalhos serão aceitos somente por submissão online, conforme orientações contidas nesta página (Sobre > Submissões), até 30 de março 2016, e deverão abordar temáticas relacionadas às Teorias e Análises Linguísticas, abarcando as 3 seguintes Linhas de Pesquisa:

    1) Linguística Aplicada

    Esta linha possui perspectiva transdisciplinar sobre objetos e dados de natureza linguística e discursiva, refletindo sobre a dimensão e complexidade da relação indissociável entre práticas sociais e práticas linguístico-discursivas. Encontram-se, neste horizonte de investigação, o ensino e a aprendizagem de línguas, as práticas de tradução, os contextos midiáticos e tecnológicos, questões relacionadas a multiculturalismo, plurilinguismo, educação bilíngüe, entre outras.

     

    2) Estudos Sobre Texto e Discurso

    Esta linha contempla projetos relacionados a teorias do texto e do discurso. Abrange a diversidade de instrumentais teóricos e metodológicos no tratamento de questões relacionadas à textualidade e processos de textualização, nas modalidades oral e escrita e a questões relativas à construção do discurso, vistas na perspectiva da pragmática e da análise do discurso de linha francesa, em gêneros textuais diversos.

     

    3) Estudos Análiticos-descritivos da Linguagem

    Esta linha contempla projetos referentes ao funcionamento da língua portuguesa em suas variedades de uso, no que diz respeito às suas unidades, níveis de constituição, relações, estruturas e formalizações.

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  • ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

    2015-05-14

    A Revista PERcursos Linguísticos, do PPGEL da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), está recebendo trabalhos inéditos (artigos, resenhas e entrevistas) sobre fenômenos linguísticos de pesquisadores doutores (brasileiros e estrangeiros), pós-graduandos e alunos de Iniciação Científica (neste caso, com certificação do professor orientador), para publicação da edição 2015/02, n. 11, versão on line.   PRAZO: até 15.08.2015

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  • Publicada a edição n.09, vol.4, 2014

    2014-12-18

    Convidamos a todos nossos leitores a lerem a segunda edição de 2014, n.09, vol.4, que contém artigos de várias áreas da Linguística. Neste número, apresentamos a novidade da Seção Entrevista, cuja entrevistada foi a Profa. Penha Lins, da PPGEL - UFES.

    Agradecemos aos autores pela contribuição grandiosa e aos professores pareceristas que se disponibilizaram a auxiliar a Equipe Editorial em mais esta edição. Nosso muito obrigado.

    Boa leitura e bons estudos.

    Equipe Editorial

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  • Submissão de artigos 2014/01

    2013-10-19

    A Revista PERcursos Linguísticos, do Programa de Pós-Graduação em Linguística, do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (classificação QUALIS/CAPES B5), está recebendo trabalhos inéditos (artigos, resenhas e entrevistas) sobre fenômenos linguísticos de pesquisadores doutores (brasileiros e estrangeiros), pós-graduandos e alunos de Iniciação Científica (neste caso, com certificação do professor orientador), para publicação de seu oitavo número, versão on line.

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