ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS 2019/02

16-06-2019
Os trabalhos serão aceitos somente por submissão online, conforme orientações contidas na página da revista (Sobre > Submissões), de 16 de junho a 21 de julho de 2019, e deverão abordar temáticas relacionadas às Teorias e Análises Linguísticas, cruzando uma das 4 seguintes Linhas de Pesquisa:
Estudos Sobre Texto e Discurso
Esta linha contempla projetos relacionados a teorias do texto e do discurso. Abrange a diversidade de instrumentais teóricos e metodológicos no tratamento de questões relacionadas a textualidade e processos de textualização, nas modalidades oral e escrita e a questões relativas à construção do discurso, vistas na perspectiva da Pragmática, Linguística Textual e da Análise do Discurso, em gêneros textuais diversos.
Estudos Analítico-descritivos da Linguagem
Esta linha contempla projetos referentes ao funcionamento da língua portuguesa em suas variedades de uso, no que diz respeito às suas unidades, níveis de constituição, relações, estruturas e formalizações.
Linguística Aplicada
Esta linha possui perspectiva transdisciplinar sobre objetos e dados de natureza linguística e discursiva, refletindo sobre a dimensão e complexidade da relação indissociável entre práticas sociais e práticas linguístico-discursivas. Encontram-se, neste horizonte de investigação, o ensino e a aprendizagem de línguas, as práticas de tradução em interface com o ensino, os contextos midiáticos e tecnológicos, questões relacionadas a multiculturalismo, plurilinguismo, educação bilíngue, entre outros.
Tradução, identidade e Sentido
Investigações teóricas e empíricas sobre a atividade tradutória e a problemática da significação e subjetivação. Abordagem pluralista fundamentada na linguística, nos estudos da tradução, na filosofia, nos estudos culturais e na psicanálise. Interface dos estudos da tradução com diferentes saberes.
PRAZO DE PUBLICAÇÃO: Dezembro de 2019.