INTERTEXTUALIDADE, CRÔNICA, MÍDIA IMPRESSA

Autores

Resumo

O presente estudo aborda o fenômeno da intertextualidade na constituição da crônica esportiva futebolística “Os aflitos”, de José Geraldo Couto, publicada em 28 de abril de 2007, no jornal Folha de S. Paulo. Como base teórica, procedemos ao tratamento da intertextualidade sob a perspectiva de pontos de vista de teóricos distintos, tanto da Análise do Discurso e da Linguística Textual quanto da Teoria Literária, na qual o conceito teve sua origem. Na perspectiva analítica, procuramos demonstraram que as crônicas futebolísticas estabelecem relações dialógicas com o leitor presumido por meio de um diálogo cumulativo entre os diversos “eus” e os diversos “outros” (Bakhtin, 2006), ou seja, os enunciados são povoados e constituídos por pedaços de enunciados de outros para produzir sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Losana Hada de Oliveira Prado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Possui mestrado em Língua Portuguesa pela mesma universidade e graduação em Letras, licenciatura em português e francês. Com experiência no ensino de língua portuguesa e francesa em instituições privadas e públicas de ensino. Professora convidada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/COGEAE), no curso de Francês Instrumental para pós-graduandos. Atualmente realiza estágio de Pós-Doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, com bolsa CAPES/PNPD. Participa de projetos pela Avalia Educacional. Em 2006 iniciou suas pesquisas na área das ciências da linguagem, com especial enfoque em Análise do Discurso. Participa dos seguintes grupos de pesquisa da PUC-SP: MCLPEB (Memória e Cultura na Língua Portuguesa Escrita no Brasil), desde 2015, sob a liderança do Prof. Dr. Jarbas Vargas Nascimento e CPS (Centro de Pesquisas Sociossemióticas), desde 2016, liderado pela Profa. Dra. Ana Cláudia Mei Alves de Oliveira. Participou também do DiME (Discursos na Mídia Escrita), de 2004 a 2016, liderado pela Profa. Dra. Ana Rosa Ferreira Dias.

Downloads

Publicado

04-12-2016

Como Citar

PRADO, Losana Hada de Oliveira. INTERTEXTUALIDADE, CRÔNICA, MÍDIA IMPRESSA. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 71–89, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/14010. Acesso em: 19 abr. 2024.