POR UMA OUTRA PEDAGOGIA PARA LÍNGUA ADICIONAL E LITERATURA: TRADUÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE SUPERAÇÃO DA CISÃO TECNICISTA

Autores

Resumo

Buscando problematizar a separação histórica entre língua e literatura na esfera educacional, faremos neste trabalho reflexões a partir do fio condutor da tradução interlingual como possibilidade de superação dessa dicotomia.  Argumentamos que a naturalização da cisão entre língua e literatura tem sedimentado processos educacionais comprometidos com o tecnicismo e, assim, subtraído da pedagogia de língua adicional sua dimensão humanista, através da ênfase exclusiva na cognição e no texto como materialidade referencial.  Nesse cenário, a tradução de textos literários e referenciais entre línguas distintas se apresenta como espaço de confluência de práticas que solicitam das tradutoras i. a ruptura com o representacionismo na concepção de língua/linguagem; ii. a ressignificação da língua em face das potencialidades linguísticas que o texto literário inscreve ; iii. a constante reformulação e expansão do repertório de estratégias tradutórias e iv. a assunção de seu papel como agente/interventora na produção e circulação de textos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Junia Mattos Zaidan, Ufes

Professora adjunta de língua inglesa e Linguística Aplicada do Departamento de Línguas e Letras/CCHN/UFES. Doutora em Linguística (Unicamp),  e mestre em Linguística Aplicada (UFF). Coordenadora do Observatório de Tradução: arte, mídia e ensino

Fernanda Nali de Aquino, Ufes

Professora de língua portuguesa e literatura na Educação Básica; professora de língua francesa. Licenciada em Letras Português (Ufes) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes.

Downloads

Publicado

04-12-2016

Como Citar

ZAIDAN, Junia Mattos; AQUINO, Fernanda Nali de. POR UMA OUTRA PEDAGOGIA PARA LÍNGUA ADICIONAL E LITERATURA: TRADUÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE SUPERAÇÃO DA CISÃO TECNICISTA. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 11–21, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/14549. Acesso em: 29 mar. 2024.