Concordância verbal à luz da Gramática Cognitiva Liminar

Autores

Resumo

Este trabalho discute a concordância verbal à luz da Gramática Liminar. Nesse modelo de gramática cognitiva as produções linguísticas são consideradas com o resultado da percepção do usuário da língua, nisso cada função gramatical corresponde a um elemento do esquema gestáltico. Os dados aqui utilizados são da modalidade escrita da língua portuguesa do Brasil, depreendidos de páginas públicas da rede social Facebook, em que os usuários realizam o gênero comentário. Levanta-se a hipótese que a percepção conduz o “sujeito” da oração a mantém uma relação independente do predicador, isso pode resultar nas construções gramáticas em que não há concordância verbal, algo extremamente repudiado pela gramática normativa da língua. Os resultados demonstram que a perspectivação reconfigura a gramática em seu uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Alves Costa, Universidade Federal de Goiás

Filósofo. Mestrando em Letras e Linguística no Programa de Pós-Graduação Faculdade de Letras UFG; Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Downloads

Publicado

19-07-2017

Como Citar

COSTA, Lucas Alves. Concordância verbal à luz da Gramática Cognitiva Liminar. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 94–117, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/14888. Acesso em: 29 mar. 2024.