INTERAÇÃO E LÍNGUA ESPANHOLA NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Angélica Ilha Gonçalves Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Tereza Nunes Marchesan Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

 A legislação que trata sobre a educação no Brasil exemplifica não apenas os diferentes momentos da organização do ensino, como também o reconhecimento (ou não) da importância das línguas estrangeiras. No caso da língua espanhola, foi a Lei nº 11.161, de 05 de agosto de 2005 (revogada com a atual Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017), que possibilitou a conquista do seu espaço na educação brasileira. No ano seguinte a essa lei, foram publicadas as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), com uma seção específica para a língua espanhola afim de nortear o trabalho que deveria ser desenvolvido. Mesmo diante da revogação da Lei nº 11.161, as OCEM se configuram como um importante documento histórico para o ensino de espanhol no Brasil, se constituindo, ainda hoje, como um documento orientador para a prática dos professores de espanhol. Assim, este artigo tem por objetivo analisar os sentidos das designações interação/interagir presentes na seção Conhecimentos de Espanhol das OCEM, estabelecendo relações com a seção Conhecimentos de Língua Portuguesa e assim compreender as implicações desses sentidos para o ensino de língua espanhola nas escolas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Ilha Gonçalves, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES). É especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Estrangeira, pelo Grupo Educacional Uninter e especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É Mestra em Letras: Estudos Linguísticos, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM. Atuou como professora tutora e formadora no curso de Letras Espanhol EaD/UAB/UFSM, lecionou no Curso de Espanhol para Viagens do Centro de Ensino e Pesquisa de Línguas Estrangeiras Instrumentais (Cepesli) e no Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa, em Timor-Leste. Atualmente, é professora estadual, lecionando a disciplina de Língua Espanhola no ensino médio e participa de grupos de estudos sobre português e espanhol como línguas estrangeiras no Cepesli/UFSM.

Maria Tereza Nunes Marchesan, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005); Pós-doutorado na Texas A&M University (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Atua nos cursos de Graduação e Pós-Graduação e desenvolve pesquisa nas áreas de formação de professores, material didático, ensino aprendizagem de LE e avaliação da aprendizagem.

Downloads

Publicado

19-07-2017

Como Citar

GONÇALVES, Angélica Ilha; MARCHESAN, Maria Tereza Nunes. INTERAÇÃO E LÍNGUA ESPANHOLA NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 436–454, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15469. Acesso em: 28 mar. 2024.