ANÁLISE ESTILÍSTICA DA CANÇÃO A VOLTA DA ASA BRANCA

Autores

  • Maria Lidiane de Sousa Pereira Universidade Estadual do Ceará
  • Aluiza Alves de Araújo Universidade Estadual do Ceará
  • Leydiane de Sousa Pereira Universidade Regional do Cariri

Resumo

Este artigo apresenta uma análise estilística da letra da canção A volta da asa branca, cantada por Luiz Gonzaga, também conhecido como o Rei do baião. Para tanto, embasamos nossas análises na perspectiva da estilística descritiva (BALLY, 1941, 1951; CÂMARA JÚNIOR, 1978; MARTINS, 2000; MONTEIRO, 2009), bem como mobilizamos estudos desenvolvidos à luz da sociolinguística (FONSECA, 2007; CASTRO, 2008; BAGNO, 2013) e da linguística textual (KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2008). Assim, intentamos descrever alguns dos recursos estilísticos presentes na letra da canção e observar como eles realçam e até mesmo constroem alguns dos sentidos, ideias presentes na letra da canção. As análises indicam o uso de recursos estilísticos como rimas, aliterações, assonâncias, alterações fonético-fonológicas, intertextualidade dentre outros. Juntos, esses fenômenos realçam: (i) a musicalidade de A volta da asa branca; (ii) reforçam os sentimentos de alegria, esperança e pertencimento ao sertão nordestino; (iii) buscam evocar variedades linguísticas que tendem a ser associadas ao falar do sertão nordestino e (iv) assinalam o diálogo da canção com outro grande clássico do discurso cancioneiro de Luiz Gonzaga.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lidiane de Sousa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2016). Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA/2014). Atualmente, é  bolsista CAPES de doutorado. Atua na áre de Letras com ênfase em Linguístca, Sociolinguística Variacionista e Língua Portuguesa.

Aluiza Alves de Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Letras pela UNiversidade Estadual do Ceará. Professora adjunta do curso de Letras e da Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual do Caará.

Leydiane de Sousa Pereira, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em Letras/Língua Inglesa pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atua na área de Letras com ênfase em Língua portuguesa, Língua Inglesa e Linguística Aplicada. Faz parte do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NUCLi) da URCA. Atualmente, é professora bolsita do Departo de Cooperação Internacional da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Também leciona na Escola de Idiomas Wizard - Unidade do Juazeiro do Norte, Cariri.

Downloads

Publicado

19-07-2017

Como Citar

DE SOUSA PEREIRA, Maria Lidiane; ARAÚJO, Aluiza Alves de; PEREIRA, Leydiane de Sousa. ANÁLISE ESTILÍSTICA DA CANÇÃO A VOLTA DA ASA BRANCA. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 64–81, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15504. Acesso em: 28 mar. 2024.