BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE HUMOR – E ANÁLISES DE “EU PENSEI FAZER UM POEMA” (2002), DE MIRÓ DA MURIBECA, E DE “(H)OJERIZA” (2013), DE LEILA MÍCCOLIS

Autores

  • Wilberth Salgueiro Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O artigo propõe, de início, reflexões teóricas acerca do humor, a partir sobretudo de Verena Alberti e Georges Minois, e estabelece um sintético levantamento de poetas brasileiros que, desde o Barroco, se notabilizaram pelo uso do humor em seus poemas. A seguir, se dedica a analisar dois poemas (de Miró da Muribeca e de Leila Míccolis) que lançam mão do recurso do humor para obter um efeito mais direto e imediato diante do leitor. Conclui, com Theodor Adorno, que, na vida e na poesia, o humor será um instrumento tanto mais eficaz quanto maior for sua capacidade de produzir um pensamento crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilberth Salgueiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor da Ufes desde 1993.

Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2007.

Downloads

Publicado

10-09-2017

Como Citar

SALGUEIRO, Wilberth. BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE HUMOR – E ANÁLISES DE “EU PENSEI FAZER UM POEMA” (2002), DE MIRÓ DA MURIBECA, E DE “(H)OJERIZA” (2013), DE LEILA MÍCCOLIS. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 205–217, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15582. Acesso em: 28 mar. 2024.