A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA EM JOGOS DIGITAIS NA WEB: UM ESTUDO SOBRE O RRPG FIRECAST

Autores

Resumo

Este artigo apresenta reflexões a respeito da construção lúdica e colaborativa da narrativa em um jogo digital, o RRPG Firecast. Mais especificamente, busca compreender o papel do modo de organização descritivo para essa construção. As questões norteadoras da pesquisa são: Qual é a função do descritivo para a expansão da narrativa em jogos digitais de RPG? Qual o papel do mestre/narrador para o estabelecimento da coerência narrativa?   O quadro teórico que nos permite realizar as análises sobre o narrativo e o descritivo está em Charaudeau (2014) e, para tratar do caráter lúdico do jogo nos respaldamos em Huizinga (1999). O estudo nos permite afirmar que o descritivo constitui-se como um fenômeno fundamental para a construção da narratividade e que a mediação do mestre/narrador colabora para o estabelecimento da coerência narrativa. Com base nas análises realizadas, refletimos, brevemente, sobre como as práticas de escrita espontânea em jogos na Web podem contribuir para tornar mais significativas as práticas de escrita na escola. 

Palavras-chave: Narrativa. Descritivo. Jogos digitais. Escrita . Ensino

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelci Vieira de Lima, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Graduada em Letras pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Hebraico Brasileira Renascença (2003). Desenvolveu pesquisas no Instituto de Pesquisas Linguísticas Sedes Sapientiae para Estudos do Português, da PUC-SP, de 2010 a 2016. Atualmente, realiza pesquisas de pós-doutoramento na Universidade Cruzeiro do Sul, sob orientação da Profa. Dra. Ana Lúcia Tinoco Cabral. Autora de artigos científicos e capítulos de livros. Atua nas áreas de Historiografia Linguística e Linguística Textual.

Downloads

Publicado

25-12-2017

Como Citar

DE LIMA, Nelci Vieira; CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA EM JOGOS DIGITAIS NA WEB: UM ESTUDO SOBRE O RRPG FIRECAST. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 160–178, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/17408. Acesso em: 28 mar. 2024.