A MÍDIA IMPRESSA E O ENSINO DE LEITURA NA EJA: NOVOS OLHARES E PERSPECTIVAS DE ANÁLISE

Autores

  • Allan Andrade Linhares PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Resumo

A instituição jornalística, no processo de representação da realidade, recorre a inúmeras estratégias linguístico-discursivas para marcar o seu posicionamento e garantir a adesão de seu interlocutor. Cumpre-nos, com este estudo, responder ao seguinte questionamento: Que estratégias, no ensino de leitura e análise de gêneros da esfera jornalística, são eleitas pelo professor na EJA? Assim, objetivamos investigar as estratégias eleitas pelo professor para o ensino da notícia, gênero da esfera jornalística. Para tanto, dialogamos com Charaudeau (2009, 2012); Bucci (2003), tratando das estratégias linguístico-discursivas utilizadas pela instância midiática no processo de construção da realidade discursiva. Apresentamos noções sobre multimodalidade discursiva a partir de Dionísio (2005); Kress, van Leeuwen (1996). Metodologicamente, analisamos os encaminhamentos sugeridos por uma professora da modalidade EJA para trabalhar com uma notícia, publicada em um jornal impresso, em uma aula de leitura e, em seguida, propusemos a análise das estratégias linguístico-discursivas eleitas por uma instituição midiática para a construção da realidade discursiva. Sugerimos ao professor alguns encaminhamentos a fim de que, ao discutir textos da esfera jornalística com seus alunos, possam eleger estratégias de ensino que contemplem os recursos utilizados pelas instituições jornalísticas midiáticas para construir versões da realidade e, consequentemente, manipulação dos enunciatários para a produção de consenso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan Andrade Linhares, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

É graduado em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (2004); doutor em Língua Portuguesa pela PUC/SP (2017); tem mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), área de concentração Estudos de Linguagem (2012). Atualmente é professor do Curso de Pedagogia da Faculdade Maurício de Nassau, professor efetivo de Língua Portuguesa das Secretarias de Educação do Estado do Piauí e do município de Parnaíba. Foi professor temporário da Universidade Federal do Piauí, da Universidade Estadual do Piauí e do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Piauí. Desenvolve pesquisas em ensino de leitura, formação do professor e letramento. Tem experiência nas áreas de Linguística do texto, Análise do Discurso, Semântica e Pragmática, Metodologia da Pesquisa Científica.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

25-12-2017

Como Citar

LINHARES, Allan Andrade. A MÍDIA IMPRESSA E O ENSINO DE LEITURA NA EJA: NOVOS OLHARES E PERSPECTIVAS DE ANÁLISE. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 272–284, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/17861. Acesso em: 28 mar. 2024.