O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA:UM DESTAQUE DISCURSIVO PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA

Autores

  • Ester Maria Figueiredo Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia http://orcid.org/0000-0001-5992-0184
  • Rayana Thyara Lima Rêgo LADEIA Universidade do Estado da Bahia. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

O artigo toma como objeto a análise de atividades propostas para o ensino gramática no livro didático de português. Propõe-se a análise do capítulo 6, da unidade 4, do livro didático “Português: linguagens” de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, da Editora Saraiva, Edição de 2013, 1º ano do ensino médio, selecionado pelo Programa Nacional do Livro Didático. O aporte teórico que subsidia a análise enquadra-se nos estudos bakhtinianos sobre linguagem e interação verbal e na concepção sociointeracionista para o ensino de língua portuguesa. Como resultados,  perspectiva-se possibilidades para o ensino dialógico de gramática, ressaltando-se que essa não pode ser estudada separadamente da estilística. Esse princípio é aplicado na análise de estruturas sintáticas apresentadas no capítulo selecionado para este artigo, com o intuito de provocar reflexões que contribuam para alterar práticas artificias de ensino de língua portuguesa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ester Maria Figueiredo Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Plena da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação ( GPLED / CNPq). Doutora em Educação. Pos-doutora em Linguística.

Rayana Thyara Lima Rêgo LADEIA, Universidade do Estado da Bahia. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora da Universidade do Esado da Bahia (UNEB). Mestranda da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ( UESB) do Programa de Pós-graduação em Letras: cultura, educação e linguagens.

Downloads

Publicado

15-07-2018

Como Citar

SOUZA, Ester Maria Figueiredo; LADEIA, Rayana Thyara Lima Rêgo. O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA:UM DESTAQUE DISCURSIVO PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 58–74, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/19101. Acesso em: 19 abr. 2024.