A FIGURA FEMININA NOS FILMES DISNEY: PRÁTICA DE REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA

Autores

  • Patricia Veronica Moreira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Jean Cristtus Portela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo

Este trabalho objetivou caracterizar a prática de representação identitária da figura feminina nos filmes Disney, tentando estabelecer a relação entre a forma de vida feminina que circunscreve a nossa sociedade atual e a construção das personagens. Para tal, buscamos entender se houve uma mudança de paradigma na representação cinematográfica ao longo do tempo, e, consequentemente, da própria macroestrutura no nível da forma de vida, dita feminina para a feminista. Utilizamos como aparato teórico-metodológico em nossas análises, a semiótica discursiva, englobando as práticas semióticas e o percurso gerativo do plano de expressão, segundo o autor Jacques Fontanille (2008), e, também, a tipologia de Kaplan (1995) para a representação da mulher no cinema, de 1930 aos dias de hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Veronica Moreira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutoranda do Programa de Pós-graduação de Linguística e Língua Portuguesa, da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP/ Araraquara, São Paulo.

Jean Cristtus Portela, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professor do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e coordenador do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa/UNESP, Araraquara, São Paulo.

Downloads

Publicado

15-07-2018

Como Citar

MOREIRA, Patricia Veronica; PORTELA, Jean Cristtus. A FIGURA FEMININA NOS FILMES DISNEY: PRÁTICA DE REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 262–271, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/19215. Acesso em: 28 mar. 2024.