O Texto Em Avaliação: Do Gênero Discursivo Ao Cronotopo

Autores

  • Guilherme Brambila Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal discutir acerca de mudanças interativas e sociais em torno do gênero discursivo na circunstância de avaliação textual. De maneira específica, pretende-se construir um estudo que visa a identificar aspectos particulares de textos produzidos em provas de redação que conduzem o gênero discursivo a ser enunciado em um tempo-espaço com características distintas ao que ocorre fora deste entorno avaliativo. Tal trabalho, que parte de resultados obtidos em pesquisa de mestrado, organiza-se em um estudo contrastivo dos conceitos de gênero discursivo e de cronotopo, postulados por Bakhtin e o Círculo, seguido de uma análise da edição de 2015 da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudo referencia-se metodologicamente pelo paradigma indiciário (GINZBURG, 1986) e é guiado por uma perspectiva dialógica de observação (BAKHTIN, 2011).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Brambila, Universidade Federal do Espírito Santo

É licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente, é mestrando em Estudos Linguísticos, com ênfase em Linguística Aplicada, no programa de pós-graduação stricto sensu da mesma instituição. Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa como língua materna e adicional e no ensino de Língua Inglesa. Atua como tradutor (ING-PORT/ PORT-ING) e revisor de textos. Realiza pesquisas na área de Linguística Aplicada e faz parte do GEBAKH (Grupo de Estudos Bakhtinianos) na mesma universidade.

Downloads

Publicado

23-12-2018

Como Citar

BRAMBILA, Guilherme. O Texto Em Avaliação: Do Gênero Discursivo Ao Cronotopo. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 8, n. 20, p. 117–131, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/21466. Acesso em: 19 abr. 2024.