O Interdiscurso Violento Nas Notícias Do Universo Lgbt

Autores

  • Ariel Sessa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Micheline Mattedi Tomazi Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como a violência verbal se manifesta em comentários postados pelos internautas do site UOL em relação interdiscursiva com a notícia jornalística intitulada “Série de livros com posfácio de Jean Wyllys leva universo LGBT a crianças”, do jornalista Rodrigo Casarin. Utilizamos o aporte teórico da proposta sociocognitiva da Análise Crítica do Discurso, de van Dijk (2010, 2011, 2012), dando ênfase às noções dos modelos de contexto e do quadrado ideológico da polarização, em diálogo com as noções de violência discursiva no quadro teórico apresentado por Amossy (2017). A metodologia utilizada é qualitativa e interpretativa e o corpus é composto por 13 comentários, sendo dois deles escolhas do autor da notícia jornalística e os demais enquanto seus desdobramentos. Os resultados apontam para o surgimento de um novo lugar circunstanciado para a violência verbal como forma de manutenção de uma ideologia dominante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariel Sessa, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). Atualmente é Secretário Executivo da Universidade Federal do Espírito Santo e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Linguística pela UFES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, envolvido com as seguintes pesquisas: topoanálise, literatura capixaba, espaço, análise crítica do discurso, discursos midiáticos.

Micheline Mattedi Tomazi, Universidade Federal do Espírito Santo

É doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com Mestrado e Especialização em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Em 2014, finalizou seu estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora adjunta IV do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da mesma instituição. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGEL/UFES) no período de 2014 a 2016. Atua como membro da Comissão Editorial da Revista (Con)textos Linguísticos e da revista PERcursos Linguísticos, ambas produções do PPGEL- UFES. É membro do Grupo de Trabalho (GT) em Linguística Textual e Análise da Conversação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll), membro da Associação de Linguagem e Direito (Alidi) e da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (Aled). É líder do Grupo de Estudos sobre Discurso da Mídia (Gedim/UFES/CNPq) e pesquisadora do Grupo de Estudos sobre a Articulação do Discurso (UFMG/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Análise Textual dos Discursos (UFRN/CNPq). Dedica-se à área de Linguística, com pesquisas voltadas à orientação sociocognitiva da Análise Crítica do Discurso. Suas produções recentes têm envolvido os seguintes temas: violência doméstica, desigualdades sociais e discriminação, discurso, ideologia e poder na mídia jornalística, identidade e gênero, construção de imagens e lugares, articuladores discursivos, discurso jurídico, violência de gênero, conflitos sociais e manifestações.

Downloads

Publicado

23-12-2018

Como Citar

SESSA, Ariel; TOMAZI, Micheline Mattedi. O Interdiscurso Violento Nas Notícias Do Universo Lgbt. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 8, n. 20, p. 88–104, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/21516. Acesso em: 28 mar. 2024.