O Ensino De Inglês Nos Anos Iniciais Da Escola Pública: Por Quê? Para Quê? Para Quem?

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a forma como a língua inglesa tem sido implementada nos anos iniciais da escola (ROCHA, 2012), os objetivos propostos em torno de seu ensino para este público-alvo (COMBER, 2006), bem como a questão da ausência de orientações curriculares nacionais e a exclusão da disciplina no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no segmento do Ensino Fundamental-I. A partir de um recorte da minha tese de doutorado (XXX, 2018) sobre o tema, sugiro alguns desdobramentos possíveis, visando o desenvolvimento do ensino e aprendizagem do idioma voltados para a educação linguística (BAGNO; RANGEL, 2005, CYRANKA; SCAFUTOO, 2011, OSS, 2013). Em seguida, analiso alguns exemplos de atividades presentes no livro didático adotado durante a realização da pesquisa e concluo problematizando a questão da utilização da língua portuguesa nas aulas de inglês no Ensino Fundamental-I.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando da Silva Pardo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (2018), pelo Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP), com estágio sanduíche na York University - Canadá, especialização em Recursos para o Ensino de Inglês como Língua Estrangeira (Universidade Presbiteriana Mackenzie) (2011), bacharelado em Letras/Tradutor e Licenciatura Plena em Inglês/Português (2002) também pela Universidade Mackenzie. Formado em música/instrumentista pela Universidade Livre de Música Tom Jobim (2008) - atual Escola de Música do Estado de São Paulo - EMESP. Docente na área de Letras/Inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Cubatão.

Downloads

Publicado

24-12-2019

Como Citar

PARDO, Fernando da Silva. O Ensino De Inglês Nos Anos Iniciais Da Escola Pública: Por Quê? Para Quê? Para Quem?. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 9, n. 23, p. p.12–29, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/27823. Acesso em: 25 abr. 2024.