MENTE E LINGUAGEM: A PERSPECTIVA CHOMSKYANA E SUA REPERCUSSÃO NAS DISCUSSÕES DE PUTNAN, FODOR E SEARLE

Autores

  • Nathália Luiz de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Câmpus Poços de Caldas

Resumo

Este artigo possui o objetivo de compreender e analisar aspectos relativos a propostas teóricas sobre mente/linguagem desenvolvidas por Chomsky e suas repercussões nas teorizações de Putnan, Fodor e Searle em obras que abordam tal escopo. A partir de uma perspectiva metodológica dialógica, em que é utilizada como instrumento a revisão bibliográfica, foram considerados certos fenômenos mentais/linguísticos discutidos por esses autores. Observa-se que, embora cada um dos estudiosos privilegie a reflexão acerca de determinado objeto hipotético, como intencionalidade, linguagem do pensamento, Gramática Universal e externalismo semântico, Chomsly, Putnan, Fodor e Searle concebem a indissociabilidade entre mente e linguagem nos processos de significação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Luiz de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Câmpus Poços de Caldas

Bacharel em Estudos Linguísticos, licenciada em Língua Portugues e mestre em Letras: Estudos da Linguagem, ambos pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Câmpus Poços de Caldas. Atua nas áreas de Linguística Cognitiva, Neurolinguística, Psicolinguística, Pragmática e Ensino de Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

16-12-2015

Como Citar

FREITAS, Nathália Luiz de. MENTE E LINGUAGEM: A PERSPECTIVA CHOMSKYANA E SUA REPERCUSSÃO NAS DISCUSSÕES DE PUTNAN, FODOR E SEARLE. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 30–48, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/8505. Acesso em: 29 mar. 2024.