“CADA UM É DE UM JEITO, CADA JEITO É DE CADA UM”: GÊNEROS MUSICAIS E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Darcy Neto, Elis Falcão, Pedro Natalli, Marcelo Coutinho

Resumo


Com base no projeto “Cada um é de um jeito, cada jeito é de cada um” desenvolvido na turma do grupo 5 do Centro de Educação Infantil Criarte/Ufes, apresentamos um relato de experiência de intervenções de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Música. Problematizamos a relação entre diversidade, gêneros musicais e o trabalho com a música na educação infantil. Descrevemos as etapas envolvidas em uma atividade de apreciação musical: do diagnóstico das canções favoritas à discussão com as crianças e reflexão sobre a arbitrariedade de classificações como “música de menino” ou “de menina”. Ao final, apontamos caminhos futuros para o desenvolvimento e aprofundamento do tema, na atuação dos bolsistas de iniciação à docência.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.