REPRESENTAÇÃO DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA DA GRANDE VITÓRIA NAS REPORTAGENS DO JORNAL IMPRESSO A GAZETA

  • Weliton Toledo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Fábio Luiz Malini de Lima Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O foco desta pesquisa são as formas que o jornal impresso A Gazeta representa a população em situação de rua da Grande Vitória em suas reportagens. Pretende-se investigar a situação de rua como problema social (devido a sua complexidade) e o aspecto discursivo dessa questão, nos modos como essa população é representada nas reportagens desse veículo de comunicação. O corpus deste estudo é composto por 26 (vinte e seis) reportagens, que compreendem os anos de 2015, 2016 e 2017. 

Referências

BAGDIKIAN. Bem H. Sociologia da Comunicação: Maquinas de Informar. Ed. Civilização. Rio de Janeiro, 1973.

BRASIL. Decreto Nº 7.053 de 23 de dezembro de 2009.

FERREIRA, Olivaldo da Silva Marques. Sujeito de Papel: Um Estudo Bakhtiniano acerca da construção da subjetividade promovida pela revista Capricho. Dissertação de Mestrado Stricto Sensu em Linguística apresentado ao Centro de Ciências Humanas e Naturas da UFES, 2015.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

_____________________. História da sexualidade I: a vontade de saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

MORAES, Dênis de. RAMONETE, Ignácio. SERRANO, Pascual. Mídia Poder e Contrapoder: Da concentração monopolítica à democratização da Informação. SP. Editora Boitempo. 1ª Edição, 2013.

SILVA, M. L. L. (2006). Mudanças recentes no mundo do trabalho e o fenômeno população em situação de rua no Brasil 1995-2005. Dissertação de Mestrado. Brasília: Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília.

VAN DIJK, Teun A. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2008.

Publicado
2019-10-09