MAPEANDO AS TERRITORIALIDADES DO RIO DE JANEIRO EM SUAS IMAGENS GEOLOCALIZADAS

Autores

  • Tasso Gasparini de Souza Universidade Federal do Espírito Santo
  • Fábio Gomes Goveia

Resumo

O presente trabalho se propõe a investigar as diversas territorialidades que surgem da publicação de imagens geolocalizadas em sites de redes sociais. Assim, decidiu-se coletar as imagens do site de rede social Twitter, com informações de georreferenciamento relativas à cidade do Rio de Janeiro. O recorte temporal escolhido foi entre os dias 19 e 27 de setembro. Esse período foi escolhido em virtude de dois acontecimentos que ocorriam na cidade, e que obtiveram ampla cobertura da mídia tradicional: o segundo fim de semana de shows do festival Rock in Rio 2017 e a ocupação do exército na comunidade da Rocinha, após um período de conflitos intensos entre os grupos criminosos atuantes na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CRANDALL, David J. et al. Mapping the world's photos. Proceedings of the 18th international conference on World Wide Web, Madrid, p. 761-770, abr. 2009.

GRITTA, Milan et al. What’s missing in geographical parsing? Language Resources And Evaluation, [s.l.], v. 52, n. 2, p.603-623, 7 mar. 2017. Springer Nature. Disponível em < http://dx.doi.org/10.1007/s10579-017-9385-8 >.

MANOVICH, Lev. Exploring urban social media: Selfiecity and On Broadway. 2015. Disponível em: < http://manovich.net/index.php/projects/urbansocialmedia>. Acesso em: 28 jun. 2018.

MANOVICH, Lev; HOCHMAN, Nadav. Zooming into an Instagram City: Reading the local through social media. First Monday, [S.l.], june 2013. ISSN 13960466. Available at: . Date accessed: 29 june 2018.

MATZEN, Kevin; BALA, Kavita; SNAVELY, Noah. StreetStyle: Exploring world-wide clothing styles from millions of photos. Cornell University Library, (s.l.), jul. 2017. Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2018.

PEREIRA, João et al. Characterizing Geo-located Tweets in Brazilian Megacities. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2017.

PEZANOWSKI, Scott et al. SensePlace3: a geovisual framework to analyze place–time–attribute information in social media. CARTOGRAPHY AND GEOGRAPHIC INFORMATION SCIENCE, [S.l.], p. 1-18, set. 2017. Disponível em: . Acesso em: 03 out. 2017.

Downloads

Publicado

09-10-2019