AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DO DISCURSO POLÍTICO

Autores

  • Stéphane Figueiredo Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este resumo foi produzido a partir do artigo apresentado à disciplina de Tecnologias e Poder do curso de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O resumo busca identificar a influência das redes sociais no comportamento das pessoas a partir da quantidade de visualizações, curtidas/reações, comentários e compartilhamentos observados nos vídeos. Para a análise, foram selecionados, na página do Facebook de Renato Casagrande, cinco vídeos em discurso direto que tiveram mais visualização por mês desde seu anúncio como pré-candidato, em 26 de março de 2018 até a oficialização de sua candidatura ao governo, em 02 de agosto de 2018. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTELLS, Manuel. O poder na sociedade em rede e A comunicação na era digital. In: O poder da comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

CHARAUDEAU. Patrick. Discurso Político. São Paulo: Editora Contexto, 2011. CHRISTAKIS, Nicholas A; FOWLER, James H. O Poder das Conexões. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2010.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 24º Ed. – São Paulo: Edições Loyola, 2014.

FOUCAULT, Michel. Genealogia e poder. In: Microfísica do poder. 6° Ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017 (pág. 262-277).

MAINGUENEAU. Dominique. Discurso, enunciado e texto. In: Análise de Textos de Comunicação. 2° Ed, - São Paulo: Cortez Editoria, 2002.

RECUERO. Raquel. Curtir, compartilhar, comentar: trabalho de face, conversação e redes sociais no Facebook. Revista Verso e Reverso, v. 38, n. 68 (114-124). São Lepoldo/RS, Mai./Ago. 2014. Disponível em:. Acesso em 29 de agosto de 2018.

SARGENTINI, Vanice. Discurso Político e Redes Sociais. Revista da ABRALIN, v.14, n.2, p. 215-232, jul./dez. 2015. Disponível em:. Acesso em 05 de outubro de 2018

Downloads

Publicado

09-10-2019