ANÁLISE DOS PROCESSOS DE APOSENTADORIA E PENSÃO CIVIL DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

Autores

  • Jefferson Menezes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Márcia Zampieri Grohmann Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Matheus Frohlich Marquetto Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.5.1.11418.141-169.

Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar as principais defasagens nos processos administrativos de aposentadoria e pensão civil gerenciados pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Santa Maria (Progep/UFSM), de forma a propor simplificações e aperfeiçoamentos para as rotinas de trabalho, em consonância com a teoria da gestão por processos. Com adoção de abordagem qualitativa, o estudo de caso fez uso de diferentes fontes de evidência e a análise dos dados compreendeu as seguintes etapas de: (i) mapeamento dos processos; (ii) percepção de usuários finais dos processos; (iii) percepção de servidores envolvidos na consecução dos processos; e (iv) proposição de simplificações e aperfeiçoamentos. A triangulação dos dados permitiu identificar as principais oportunidades de melhoria dos processos em análise, destacando-se a defasagem processual, os focos de retrabalho e “gargalos”, o insuficiente foco no usuário e condições de trabalho inadequadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Menezes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Gestão de Organizações Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Servidor técnico-administrativo, ocupante do cargo de Administrador na UFSM.

Márcia Zampieri Grohmann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Matheus Frohlich Marquetto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

21-09-2016

Como Citar

de Oliveira, J. M., Grohmann, M. Z., & Marquetto, M. F. (2016). ANÁLISE DOS PROCESSOS DE APOSENTADORIA E PENSÃO CIVIL DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO. Revista Gestão & Conexões, 5(1), 141–169. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.5.1.11418.141-169.

Edição

Seção

Artigos