DIÁLOGO ENTRE GESTORES E TRABALHADORES DA SAÚDE MENTAL SOBRE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: É POSSÍVEL?

Autores

  • Cláudia Aparecida Avelar Ferreira CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA ,FUMEC,FHEMIG
  • Fernanda Carla Wasner Vasconcelos Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.5.1.12009.90-120.

Resumo

Este artigo objetivou analisar o diálogo entre gestores e trabalhadores da saúde mental sobre sua percepção da qualidade de vida no trabalho (QVT). O estudo foi qualitativo, descritivo. Foi utilizada uma entrevista semiestruturada, disponibilizada no Google Drive, com 7 questões para os gestores e 5 questões para os trabalhadores e foi aplicada a técnica de análise de conteúdo, por meio do software Atlas TI. Participaram do estudo 4 gestores e 85 trabalhadores. O diálogo entre gestores e trabalhadores evidencia consenso em vários aspectos, como: condições e satisfação no trabalho, plano de carreira e capacitação dos trabalhadores. O estudo demonstrou que os trabalhadores da saúde mental necessitam de atenção especial devido ao contexto socioambiental do trabalho, por meio da implantação de estratégias como programas de QVT, criação de um espaço para a fala do trabalhador e constante diálogo com os gestores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Aparecida Avelar Ferreira, CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA ,FUMEC,FHEMIG

Doutoranda em administração (FUMEC), Mestre em administração (Centro Universitário UNA), Especialista em Assistencia farmac~eutica pelo SUS(UFSC), MBA Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde (FGV), Administração de Serviços de Saúde e Saúde Pública (UNAERP). Farmacêutica bioquímica (UFMG).

Fernanda Carla Wasner Vasconcelos, Centro Universitário UNA

Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Lavras

Coordenadora Stricto Sensu do Centro Universitário UNA

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

21-09-2016

Como Citar

Ferreira, C. A. A., & Vasconcelos, F. C. W. (2016). DIÁLOGO ENTRE GESTORES E TRABALHADORES DA SAÚDE MENTAL SOBRE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: É POSSÍVEL?. Revista Gestão & Conexões, 5(1), 90–120. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.5.1.12009.90-120.

Edição

Seção

Artigos