Estilos de Liderança de Professores Universitários: Um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Pública

Autores

  • Sara Alves Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Mary Dayane Souza Silva Universidade Federal do Pernambuco - UFPE
  • Francisca Rozângela Lopes de Sousa Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Cinthia Moura Frade

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2019.8.2.23242.84-104

Resumo

A presente pesquisa objetivou identificar os estilos de liderança dos professores de uma instituição de ensino superior, localizada na cidade de Patos, na Paraíba. Para este estudo utilizou-se a abordagem quantitativa a partir do método dedutivo. A coleta dos dados ocorreu por meio do questionário Multifactor Leadership Questionnaire - 5x (MLQ), proposto por Bass (1985), e a análise a partir de estatísticas descritas básicas. Foram pesquisados 30 docentes de uma amostra total de 58, distribuídos em quatro cursos. Verificou-se que todos os estilos de liderança estudados são adotados pelos professores. No entanto, há um predomínio dos estilos transformacional (M= 4,15) e transacional (M=3,84), os quais apresentaram variação conforme a situação atribuída. Compreende-se, portanto, que existe demonstração de interesse dos professores em questões de liderança, no intuito de obter o melhor ambiente de trabalho e a máxima eficiência e eficácia dos seus alunos.

Biografia do Autor

  • Sara Alves Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
    Graduada em Adminstração pela UNiversidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Mary Dayane Souza Silva, Universidade Federal do Pernambuco - UFPE

    Doutoranda em Admistração pela Universidade Federal do Pernambuco - UFPE

    Mestra em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Graduação em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

  • Francisca Rozângela Lopes de Sousa, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

    Mestre em Sistemas Agroindustriais - UFCG/CCTA

    Especialização em Gestão Pública Municipal - CCSA/UFPB

    Graduação em Administração - UFCG/CCJS

  • Cinthia Moura Frade

    Mestranda em Administração Pública pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Graduanda em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

03-06-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Estilos de Liderança de Professores Universitários: Um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Pública. (2019). Revista Gestão & Conexões, 8(2), 84-104. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2019.8.2.23242.84-104