A COMPREENSÃO DA SOCIEDADE CIVIL E PARTICIPAÇÃO POPULAR NAS DESIÇÕES POLÍTICAS: UMA ANÁLISE DA DEMOCRACIA PELAS OBRAS DE KARL MARX

Rodrigo Lima do Nascimento

Resumo


TRODUÇÃO
Ao analisar a atual realidade política brasileira, o conceito de sociedade civil ganhou grande ênfase, principalmente no final do período da ditadura militar, onde membros da sociedade reprimidos pelo Estado passam a se organizar na reivindicação de direitos. De um lado se encontrava o Estado, fechado, opressor, inacessível e de outro o cidadão, oprimido e cada vez mais impossibilitado de se organizar, mobilizar e reivindicar direitos.
No entanto, nas ultimas décadas, esse cenário fora totalmente mudado, principalmente a partir da promulgação da constituição federal de 1988, que abriu a politica nacional e com isso fora retomado o conceito de sociedade civil com uma profunda diferença em seu conceito.
O presente artigo tem como objetivo analisar o conceito de sociedade civil, participação popular e democracia, tendo como fundamentação teórica o pensamento de Karl Marx, tendo em vista que fora o autor de diversas obras críticas da filosofia do direito.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.