Representações sociais sobre os estudantes negros nas escolas públicas da Grande Vitória/ES: um estudo de caso na EEEFM Clotilde Rato

Autores

  • Vinícius Aguiar Caloti IFES

Resumo

Analisamos como as representações sociais sobre o negro, nas escolas públicas da Grande Vitória, influenciam no ordenamento das relações étnico-raciais quotidianas, dentro da instituição e, consequentemente, nas construções das identidades dos estudantes negros, através de um estudo de caso realizado na EEEFM Clotilde Rato, situada no Município da Serra, Espírito Santo. Dessa forma, partimos de uma análise pautada na leitura indiciária e na hermenêutica de profundidade das formas simbólicas presentes no imaginário social escolar, constatando a influência das representações sociais "negativas", ou seja, assinaladas por preconceitos, estereótipos e discriminações, sobre a autoestima, os afetos (sentimentos), as acepções de mundo (cosmologias), perspectivas de futuro e, consequentemente, as construções identitárias dos estudantes negros.

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Biografia do Autor

Vinícius Aguiar Caloti, IFES

Mestrando em Ensino de Humanidades pelo IFES.

Especialista em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola pela UFES e em Ensino Religioso pelo IFES.

Graduado em Ciências Sociais e graduando em Filosofia pela UFES.

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Publicado

23-12-2019