O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E AS PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS

Autores

Resumo

As atuais perspectivas de Educação em Ciências têm apontado um ensino mais dinâmico com o foco principal na participação integral do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Essas novas ideias trazem para o ensino uma abordagem mais experimental, onde o aluno desenvolve habilidades de formulação de hipóteses, contextualização do fenômeno com seu cotidiano, interdisciplinaridade com outros conhecimentos, e principalmente, desenvolve a capacidade de resolução de problemas e o pensamento crítico. Buscou-se investigar os resultados do uso da experimentação nas aulas de alguns professores de química da Educação Básica, que foram entrevistados e convidados a uma reflexão sobre o uso desta ferramenta de ensino. O artigo promoveu a reflexão sobre a realidade da aplicação da experimentação na sala de aula das escolas; embora os entrevistados estejam lecionando em instituições privadas de ensino, as conclusões da pesquisa podem ser estendidas para a ensino público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-12-2019