As diferenças sexuais podem fundamentar estereótipos de gênero? Deixem jovens de baixa escolaridade responderem / Can sex differences support gender stereotypes? Let young people with low education answer

Jean Carlos Natividade, Lorena Maria Laskoski, Mônica Colognese Barros, Claudio Simon Hutz

Resumo


RESUMO: Os estereótipos de gênero configuram-se por crenças sobre o que caracteriza homens e mulheres. Tais crenças podem refletir nuances em diferenças sexuais que tiveram importância adaptativa para espécie e estão disseminadas na cultura. Este estudo buscou caracterizar crenças sobre homens e mulheres em população com baixa escolaridade a fim de mapear o conteúdo de estereótipos de gênero. A partir de respostas a um questionário aberto sobre características definidoras de homens e mulheres, delinearam-se 45 categorias de análise. Verificaram-se discrepâncias significativas nas frequências de atribuições de categorias a homens e mulheres, bem como associações entre categorias e o sexo dos participantes. Aos homens foram atribuídas atividades de liderança e busca pelo sustento, eles foram caracterizados como pouco responsáveis e empáticos; as mulheres foram descritas como afetuosas e cuidadoras dos outros e de si mesmas. São discutidas relações entre os conteúdos das crenças estereotípicas e o conhecimento científico sobre diferenças sexuais.

Palavras-chave: estereótipos (psicologia); gênero; diferenças sexuais (humano); representação social; aquisição do conhecimento.

ABSTRACT: Gender stereotypes are configured by beliefs about what characterizes men and women. These beliefs may reflect nuances on sexual differences that mattered to our species and are disseminated in the culture. This study sought to characterize beliefs about men and women in a sample with low schooling in order to map the content of gender stereotypes. From responses to an open-questionnaire about characteristics of men and women, we outlined 45 categories of analysis. We found significant discrepancies in frequencies of attribution of categories to men and women, as well as associations between categories and the sex of the participants. Men were associated with leadership activities and search for sustenance, less responsible and empathetic; women were described as affectionate and caring for others and of themselves. We discussed relations among the contents of stereotypic beliefs and scientific knowledge about sex differences.

Keywords: stereotypes (psychology); gender; human sex differences; social representation; knowledge acquisition.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.