FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE CARIACICA: DILEMAS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Eula Amorim Sanglard Lopes Prefeitura Municipal de Cariacica
  • Marileide Gonçalves França Instituto Federal do Espírito Santo

Resumo

Esse texto busca discutir a formação dos professores de educação especial, pela via do processo de formação continuada, oferecido pelo sistema municipal de ensino de Cariacica, no estado do Espírito Santo. Para tanto, se baseia nas contribuições de autores da área da educação e da educação especial que vêm desenvolvendo estudos sobre essa temática. Para o desenvolvimento do estudo, realizamos análise dos documentos da Secretaria municipal de Cariacica: resolução, planos de trabalho e relatórios das formações continuadas da educação especial ocorrido no ano de 2015, na tentativa de compreender as ações e políticas de formação na área de educação especial no município de Cariacica. Foi possível observar que a política de formação continuada dos professores de educação especial, aqui analisada, caracterizou-se como possibilidade de reflexão e aprendizagem para os sujeitos participantes desse processo. Além disso, essa proposta apresenta os dilemas e desafios inerentes à formação de professores de educação especial no Brasil, que envolve aspectos políticos, sociais e educacionais, como a indefinição do lócus da formação, a centralidade ou não da docência, a configuração e modalidade dos cursos, as concepções sobre a deficiência e processos de aprendizagem das pessoas com deficiência, as condições de trabalho e valorização profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eula Amorim Sanglard Lopes, Prefeitura Municipal de Cariacica

Professora da Prefeitura Municipal de Cariacica e aluna do Curso de Especialização Lato sensu em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva, ofertado pelo Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Marileide Gonçalves França, Instituto Federal do Espírito Santo

Pedagoga do Instituto Federal do Espírito Santo e Professora do curso de Especialização Lato sensu em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Inclusão, promovido pela Universidade Federal do Espírito Santo em parceria com o Ministério da Educação.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.
______. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n.º 2, de 11 de setembro de 2001. Diretrizes Nacionais para a Educação especial na Educação Básica. Diário Oficial da União, 14 set. 2001.
______. Resolução CNE/CP nº 1/2002. Institui diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 18 de fevereiro de 2002.
________. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n.º 1, de 15 de maio de 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagógica, Licenciatura. Diário Oficial da União, 16 maio 2006.
______. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasil: MEC/SEESP, 2008.
______. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº.4, de 2 de outubro de 2009. Diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na educação básica, modalidade educação especial. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 5 out. 2009a. Seção 1, p. 17.
______. Decreto nº. 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2011. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 18 nov. 2011a. Seção 1, p. 12.
BRZEZINSKI, I. Embates na definição das políticas de formação de professores para a atuação multidisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental: respeito à cidadania ou disputa pelo poder?. Educação & Sociedade, ano XX, n. 68, dez. 1999.
BOROWSKY, Fabíola. Fundamentos teóricos do curso de Aperfeiçoamento de professores para o Atendimento educacional especializado (2007): Novos referenciais? 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
BUENO, J. G. S. Crianças com necessidades educativas especiais, política educacional e a formação de professores: generalistas ou especialistas? Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba: UNIMEP, v. 3, n. 5, 1999.
DENARI, F. Um (novo) olhar sobre a formação do professor de educação especial: da segregação à inclusão. In: RODRIGUES, D. (Org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.
FRANÇA, Marileide Gonçalves. No entrelaçar das complexas tramas políticas e sociais da inclusão escolar: o trabalho do professor de educação especial. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 – Especial, p. 1203-1230, out. 2007.
GARCIA, R. M. C. Políticas inclusivas na educação: do global ao local. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 3., 2007, São Paulo. Anais... São Paulo, UFES, UFRGS, PUC-Campinas, 2007. 1 CD-ROM. p. 1-14.
GLAT, Rosana; VIANNA, Márcia Marin; REDIG, Annie Gomes. Plano Educacional Individualizado: uma estratégia a ser construída no processo de formação docente. Ciências Humanas e Sociologia em Revista, RJ, EDUR, v. 34, n. 12, p. 79-100, 2012.
GONÇALVES, A. F. da S. As políticas e a formação de professores na implementação da inclusão escolar no município de Cariacica. 2008.Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008.
KASSAR, M. de C. M.; ARRUDA, E. E. de; BENATTI, M. M. S. Política de inclusão: o verso e o reverso de discursos e práticas. In: JESUS, D. M. de et al. (Org.). Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação / Prefeitura Municipal de Vitória / CDV / FACITEC, 2007.
KUENZER, A. Z. A formação de educadores no contexto das mudanças no mundo do trabalho: Novos desafios para as faculdades de educação. Educação & Sociedade, v. 19, n. 63, p. 105-125, ago. 1998.
MATOS, Neide da Silveira Duarte de. A educação especial e a formação de professores proposta pelo programa educação inclusiva: direito à diversidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2011.
MICHELS, Maria Helena. Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 406-423, set./dez. 2006.
______. Paradoxo da formação docente na política de educação inclusiva: a perspectiva clínica como sustentação do trabalho escolar. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 4., 2008, Rio Grande do Sul. Anais... Rio Grande do Sul: UFES, UFRGS, 2008. 1 CD-ROM, p. 1-17
______. O que há de novo na formação de professores para a Educação Especial? Rev. Educ. Espec., Santa Maria, v. 24, n. 40, p. 219-232, maio/ago. 2011.
OZGA, J. Investigação sobre políticas educacionais: terreno de contestações. Porto: Porto, 2000.
PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
PLEST, M. D; GLAT, R. O ensino itinerante como suporte para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na rede pública de ensino: uma abordagem etnográfica. Revista Iberoamericana de Educación, n. 41/2, ISSN: 1681-5653. Disponível em: <http://www.rieoei.org/experiencias139.htm>. Acesso em: 18 ago. 2007.
PRIETO, R. G. Professores especializados de um centro de apoio: estudo sobre saberes necessários para sua prática. In: JESUS, D. M. de et al. (Org.). Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação / Prefeitura Municipal de Vitória / CDV / FACITEC, 2007. p. 281-294
______. Política de educação especial no Brasil: evolução das garantias legais. In: SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 11., 2008, Vitória. Anais... Vitória: UFES, 2008. p. 15-27.
SIEMS, M. E. R. A construção da identidade profissional do professor da educação especial em tempos de educação inclusiva. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2008.
TORRES, R. M. (1999) Nuevo rol docente qué modelo de formación pará qué modelo educativo? In: Fundación Santillasa. Aprender para el futuro nuevo marco de la tarea docente: documentos en debate, Madrid, p. 99-112.
VICTOR, S. L. A produção de artigos científicos como dispositivo à reflexão crítica e à pesquisa na formação inicial de professores de educação especial. In: JESUS, D. M. de et al. (Org.). Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação / Prefeitura Municipal de Vitória / CDV / FACITEC, 2007. p. 295-303.
______. A formação de professores no contexto do Observatório Nacional de Educação Especial: o estado do Espírito Santo em foco. In: JESUS, Denise Meyrelles de; VICTOR, Sonia Lopes; GONÇALVES, Agda Felipe Silva (orgs.). Formação, práticas pedagógicas e inclusão escolar no Observatório Estadual de Educação Especial. São Carlos: Marquezine & Manzini: ABPEE, 2015.

Downloads

Publicado

30-06-2016

Como Citar

Lopes, E. A. S., & França, M. G. (2016). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE CARIACICA: DILEMAS E POSSIBILIDADES. Revista Educação Especial Em Debate, (2), 20–38. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/14481

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo