OS PROFESSORES E A TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL: PRÁTICAS E COMPREENSÕES

Autores

  • Wagner Kirmse Caldas Instituto Federal do Espírito Santo

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o olhar do professor de educação especial, que trabalha nas salas de recursos multifuncionais, sobre as tecnologias computacionais que existem nesses espaços. Nossos caminhos metodológicos passaram pela análise das transcrições das narrativas dos professores que participaram dos grupos focais do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP). Essas narrativas nos mostraram que os professores têm uma compreensão limitada sobre os recursos computacionais que utilizam em sua prática pedagógica e que nem sempre fazem o uso adequado dessas ferramentas. Concluímos que é necessário que esses professores e os futuros professores desses espaços recebam uma formação que possa aliar o conhecimento prático da utilização dos recursos computacionais ao conhecimento pedagógico, de forma a poder usar esses instrumentos como ferramentas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial.

Palavras-chave: Tecnologia computacional. Educação especial. Sala de recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CALDAS, Wagner K. Tecnologia assistiva e computacional: contribuições para o atendimento educacional especializado e desafios na formação de professores. Vitória (ES). Tese. (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória/ES: 2015.
EMER, Simone de Oliveira. Inclusão Escolar: Formação docente para o uso das TICs aplicada como Tecnologia Assistiva na sala de recurso multifuncional e sala de aula. Porto Alegre (RS). Dissertação. (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/RS: 2011.
FERNANDES, Gabriela do Carmo et al. O uso da tecnologia em prol da educação: importância, benefícios e dificuldades encontradas por instituições de ensino e docentes com a integração novas tecnologias à educação. Saber Digital: Revista Eletrônica do CESVA / Fundação Educacional Dom André Arcoverde. Centro de Ensino Superior de Valença. v. 6,n.1, p.140-148, jan/dez.2013 – Valença/RJ: FAA,2013.
FREIRE, F. M. P. & VALENTE, J. A. (Orgs.) Aprendendo para a vida: os computadores na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2001.
GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber Livro, 2005.
GOMES, A. A. Usos e possibilidades do grupo focal e outras alternativas metodológicas. V. 2. n. 1 – julho de 2003. Disponível em: <http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/grupo_focal.pdf>. Acesso em: 12 out. 2014.
MENDES, G. M. L; SILVA, F. C.T.; PLETSH, M. D.Atendimento educacional especializado: por entre políticas, práticas e currículo – um espaçotempo de inclusão? Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 11 - n. 3 - p. 255-265 / set-dez 2011.
NUNES, M. J. O professor e as novas tecnologias: pontuando dificuldades e apontando contribuições. Salvador (BA).Monografia (Graduação em Pedagogia). Departamento de Educação. Universidade do Estado da Bahia. Salvador/BA: 2009.
PIMENTA, S. G.Professor Reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2008.
QUARTIERO, E. M. As tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação. Revista Brasileira de Informática na Educação, n.4, 1999. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2294/2056> Acesso em 25 abr. 2015.
RODRIGUES, G. E se os Outros Puderem me Entender?:os sentidos da comunicação alternativa e suplementar atribuídos por educadores especiais. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011, Porto Alegre, BR-RS.
SALOMÃO, B. R. L. O atendimento educacional especializado em uma sala de recursos de Brasília: a sistematização do atendimento e o uso do computador como apoio pedagógico – um estudo de caso. Universidade de Brasília. Brasília/DF, 2013.
SANTAROSA, L. M. C.; CONFORTO, D.Formação de Professores da América Latina em Tecnologias Assistivas. Informática na Educação: teoria & prática. v. 15, n. 2, p.75-93, jul./dez. 2012. Porto Alegre/RS: 2012.
SCHÖN, D. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes MédicasSul,2000.
TAVARAYAMA, R. O uso de recursos tecnológicos como facilitadores no atendimento educacional especializado com portadores de baixa visão. Nucleus, v.8, n.2, p. 381-392, out.2011.
VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. Unicamp/Nied. Campinas/SP: 1999.
VIGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Downloads

Publicado

30-06-2016

Como Citar

Caldas, W. K. (2016). OS PROFESSORES E A TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL: PRÁTICAS E COMPREENSÕES. Revista Educação Especial Em Debate, (2), 92–112. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/14484

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo